Projeto de Vida 3ª série

4º Bimestre

Inteligência Emocional

Na última década houve uma explosão inédita de estudos científicos sobre a emoção, com isso muitas respostas surgiram a respeito das pessoas que possuem um alto QI, mas não vingam na vida e aquelas que tem um QI mediano e surpreendentemente se saem bem. Isso remete a um modelo ampliado do que significa ser “inteligente”. O que diferencia essas pessoas de acordo com Daniel Goleman são aptidões chamadas de inteligência emocional, as quais incluem autocontrole, zelo, persistência e a capacidade de automotivação. É através da inteligência emocional que controlamos momentos de impulsos destruidores, ira, medo, paixão, entre outros sentimentos que esmagam toda nossa racionalidade.

Segundo Goleman, a inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades: autoconhecimento emocional; controle emocional; automotivação; reconhecimento de emoções em outras pessoas; e habilidade em relacionamentos interpessoais - interação com outros indivíduos utilizando competências sociais. As três primeiras são habilidades intrapessoais, habilidades e comunicações que ocorrem na mente de uma pessoa e iniciam uma reação e atitude adequada devido ao diálogo interno positivo, que ocorre dentro da mente. A consciência de seu diálogo interno pessoal é o primeiro passo para melhorar suas habilidades interpessoais – que remetem as duas últimas habilidades.

Portanto, a inteligência emocional envolve não apenas o gerenciamento das próprias emoções, mas também as dos outros, na medida em que é possível perceber como as outras pessoas estão se sentindo, avaliar inteligentemente o momento, o ambiente e a situação, e assim, utilizar como subsídio para ações a serem tomadas. Em outras palavra é possível influenciar, orientar decisões, ações e reações alheias ao agir-se de forma emocionalmente inteligente com elas.

A inteligência emocional pode ser em grande parte, aprendida e pode continuar a se desenvolver no transcorrer da vida da pessoa, a partir de experiências acumuladas.

 5 atitudes para manter a inteligência emocional durante a pandemia de coronavírus

A pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, tem provocado sérios impactos na economia, na saúde e modificado os hábitos da população em diversos países. O coronavírus ainda não possui vacina ou medicamento, e governos e cientistas estão numa corrida para decifrar e conter a propagação do vírus que já atingiu 159 países.

Consequências como mortes, fechamento das fronteiras, a quarentena e o reforço pelo distanciamento social podem nos fazer sentir ainda mais medo, sobrecarregados e desamparados. Embora a ameaça seja real, o pânico e as emoções à flor da pele deixam a situação ainda pior. Confira algumas ações que você pode adotar para desenvolver seu controle emocional neste momento difícil:

Nomeie suas emoções

Manter-nos apreensivos e negar a situação só piora as coisas. Divulgar nossos sentimentos nos ajuda a gerenciá-los, pois falar em voz alta diminui seu impacto sobre nós. Essa atitude também nos ajuda a nos conectar a compartilhar com outras pessoas que estão se sentindo da mesma maneira. Isso normaliza nossos sentimentos e nos ajuda a ter mais apoio.

Apoie as crianças em suas emoções

Sim, os sentimentos das crianças são reais e, como adultos, podemos ajudar respeitando-os. Enquanto estamos lutando com nossas emoções, também precisamos ajudar a gerenciar as delas. Não precisamos compartilhar tudo, mas se as crianças sentirem que temos medo de nos expressar, isso pode aumentar o nível de ansiedade dos pequenos. Neste momento, precisamos ser autênticos e gerenciar nossas próprias emoções.

Foco no que você pode controlar

Nem tudo está no nosso controle, mas existem coisas que podemos fazer para aliviar riscos desnecessários. Converse com pessoas próximas e veja o que você pode fazer para ajudar. Ideias simples, como ajudar nas compras, diminuem o número de pessoas que precisam ser expostas. Ao fazer isso, você também fortalece suas conexões.

Receba notícias e atualizações de fontes confiáveis

Durante os tempos de crise, notícias falsas e boatos podem provocar ainda mais estresse e medo desnecessários. Ao aceitar apenas informações de especialistas e m Faça uso criativo do seu tempo no isolamento

Enquanto pessoas infectadas estão de quarentena, muitos de nós terão distanciamento social e ficarão sozinhos mais do que estamos acostumados. Esse é um bom momento para conversar com parentes e aquele amigo com quem você não conversa há muito tempo. E-mail, texto ou, melhor ainda, ligar e ouvir a voz das pessoas. Isso ajuda a quebrar a sensação de isolamento e de estar sozinho.

Outras atividades, como ler um livro, escrever ou aprender um idioma podem ajudar. Além disso, considere a meditação para liberar a tensão. Nosso sistema imunológico agradece.

 ATIVIDADE BIMESTRAL PARA SER ENTREGUE DIA 20 DE NOVEMBRO: 

“Cartas para o Futuro”

Que tal escrever para você mesmo, só que no futuro? Uma forma de trabalhar as emoções em longo prazo é usar um recurso muito simples: uma cápsula do tempo.  A atividade consiste em você escrever uma carta para você mesmo, expondo suas emoções durante esse período de pandemia. Só que essa carta será enviada a mim no email: janiceamorim@prof.educacao.sp.gov.br.

Com essas cartas faremos uma cápsula do tempo, para ser aberta daqui há alguns anos. Nessas cartas vocês contarão como estão vivenciando essa pandemia. Abra o seu coração para você mesmo.

 

 









3º Bimestre
(Semana do dia 14 à 28 de setembro)


ASSISTA O VÍDEO PLANEJANDO A SUA VIDA: 

“Eu sei e você sabe – “Para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve.” Esta frase de Lewis Carroll, o autor do clássico – “Alice no País das Maravilhas”, embora simples, nos traz uma grande lição sobre a importância de termos um planejamento pessoal eficiente. De modo geral, ninguém deseja viver caminhando em círculos, muito menos se esforçar tanto e não ser recompensando por sua dedicação. Contudo, quando a energia empregada não tem um direcionamento correto e um foco específico é sempre isso que vai acontecer.

Imagino que não queira que isso aconteça com você, não é mesmo? Portanto, se deseja sair do lugar comum, avançar em sua carreira, ter maior qualidade em sua vida pessoal, conquistar prosperidade financeira, sucesso e autossatisfação, saiba que você precisa ter um bom plano. Isso diz respeito ao que você, pessoalmente, deseja para a sua vida, e tem uma relação direta com seus sonhos e com o futuro que almeja conquistar. E aí, já parou para pensar por onde começar?

Bem, se ainda não tem a mínima ideia do que deve fazer para realizar suas metas e sonhos, eis que chega a hora de aprender como criar um plano de ação consistente e de entender, na prática, como isso verdadeiramente pode transformar a sua realidade para melhor. Neste sentido, a primeira coisa que eu quero compartilhar com você é: acredite em seu poder infinito”!

APÓS ASSISTIR O VÍDEO DO LINK E LER O TEXTO ACIMA, FAÇA UMA REFLEXÃO E EXPLIQUE PORQUE É IMPORTANTE FAZER UM PLANEJAMENTO DE VIDA, USANDO ATÉ MESMO O PERSONAGEM DO VÍDEO COMO EXEMPLO. DEIXE A SUA RESPOSTA NA CAIXA DE COMENTÁRIO NO RODAPÉ DESTA PÁGINA.

( escreva na caixa de comentário no rodapé dessa página a sua resposta)
ATENÇÃO
Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar a atividade.
A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) de texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários no rodapé desta página!





_______________________
(Semana do dia 10 à 21 de agosto)



Pratique o autoconhecimento

Esse passo não é uma mera recomendação, mas sim a mais importante de todas, por isso começaremos o guia por aqui: autoconhecimento. Diariamente e a todo momento pratique o autoconhecimento, pois só quem se conhece sabe o que fazer, o que falar e o que cada sentimento indica. Tentar criar um projeto de vida sem se conhecer é o mesmo que criar o projeto de vida de uma pessoa estranha, você vai sempre trabalhar com achismo. 

O autoconhecimento envolve exatamente tudo o que está relacionado a você e a sua construção como pessoa:

-Valores

-Sonhos

-Coisas que gosta

-Coisas que não gosta

-Medos

-Inseguranças

-Desejos

-Ações

-Sentimentos

-Crenças

-Habilidades

-Pontos fracos

-Dificuldades

E tudo mais que você possa relacionar a você e ao seu jeito de ser. Anote coisas sobre você em cada item acima, reflita e escreva somente o que reluz a verdade nesse momento e não a pessoa que você gostaria de ser.

ATIVIDADE: Crie uma visão de vida- FAÇA NA FOLHA SEPARADA TIRE UMA FOTO, OU NO WORD E ENVIE PARA O E-MAIL: janiceamorim@prof.educacao.sp.gov.br 

COMO FAZER: Separe a folha em duas partes ( NO WORD DA MESMA MANEIRA): sua vida hoje e a vida que você realmente quer viver. VEJA O EXEMPLO ABAIXO:

 (PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE SIGA O EXEMPLO ACIMA E AS DICAS ABAIXO).

A sua vida hoje: 

Inclua os desafios de hoje, as sua habilidades mais marcantes, os seus sonhos mais profundos. Fale sobre a sua vida financeira, sobre os relacionamentos, sobre a sua rotina.

Você pode contar a sua história de hoje através de desenhos, mapa mental ou escrita. Faça como sentir vontade.

A vida que você quer viver:

Descreva uma história de como é a vida que faz sentido para você, coloque a sua rotina, como você está gerando renda, qual o seu trabalho, como você está deixando a sua marca no mundo, como são os seus relacionamentos.

Uma dica infalível na hora de escrever a vida que você quer viver é você escrever como se essa já fosse a sua realidade. Coloque energia, emoção, entusiasmo e amor nas palavras. O exercício de visualização começa assim. Visualize e sinta a sua vida.

 












__________________________

2º Bimestre
(Semana do dia 13 à 17 de julho)
 PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO
VOCÊ SABE O QUE É UMA MATRIZ FOFA? 
A matriz F.O.F.A. é um instrumento de análise de negócio simples e valioso. Sua finalidade é detectar pontos fortes e fracos de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências.
O nome é um acrônimo para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Também conhecida como análise F.O.F.A., a matriz deriva da análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats).
Realizar uma análise F.O.F.A. leva a empresa ou a pessoa a pensar nos aspectos favoráveis e desfavoráveis do negócio..

FOFA - Conceito, o que é, Significado
FOFA é um acrônimo muito usado no mundo empresarial. Suas siglas indicam Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças que existem em qualquer projeto empresarial e que podem ser usadas como mecanismo para avaliar o potencial de um projeto ou analisar a situação de uma empresa qualquer. O conceito FOFA vem da tradição anglo-saxônica e utiliza um acrônimo equivalente (o SWOT). Como sistema de análise, surgiu nos anos 70, ao longo do século XX. Na atualidade é empregado com certa frequência para determinar os aspectos positivos e negativos de uma entidade( EMPRESA).
Objetivos:O uso dessa ferramenta visa alcançar os seguintes objetivos principais:
-Ter uma visão interna e externa do negócio.
-Identificar os elementos-chave para a gestão da empresa.
-Estabelecer prioridades de atuação e de decisões a serem tomadas.
-Ter um “diagnóstico” da saúde da empresa: os pontos positivos, os potenciais competitivos nos quais se pode investir para aumentar o crescimento e os principais pontos críticos e de falha.

-Definir posturas a fim de resolver ou minimizar os riscos e problemas levantados.
Quando usar: Essa análise é muito útil para negócios já estabilizados e que precisam melhorar a sua representatividade no mercado. Deve ser aplicada de tempos em tempos (mesmo se tudo estiver indo bem) a fim de ter informações relevantes para desenvolver o planejamento estratégico da empresa.
Como fazer: A matriz F.O.F.A. é sempre feita em quadrantes, ou seja, em quatro quadrados iguais. Em cada quadrado são registrados fatores positivos e negativos para a implantação do negócio. A tarefa principal é levantar o maior número possível de itens para cada área (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Quanto mais completo for esse levantamento, mais precisa será a análise e melhores são as chances de desenvolver soluções eficazes.
ASSISTA O VÍDEO:
EXEMPLO DE MATRIZ FOFA:


ATIVIDADE DA SEMANA ( 13 à 17 de julho):
Agora que você sabe o que é a matriz FOFA no mundo do trabalho, vamos traze-la para o nosso cotidiano atual e emprega-la na busca do nosso projeto de vida ( seja ele via acadêmico ou via mundo dotrabalho).

Veja o exemplo acima de uma matriz FOFA e faça uma representação gráfica da  sua matriz F.O.F.A. Elenque através das siglas abaixo( quadro FOFA) o que é preciso para continuar focado, e em busca do seu projeto de vida hoje e me envie para o e-mail:  janiceamorim@prof.educacao.sp.gov.br


___________________________

(Semana do dia 06 à 10 de julho)


PROJETO DE VIDA E A “INTELIGÊNCIA EMOCIONAL”

Inteligência Emocional é a capacidade de administrar as próprias emoções e usá-las a seu favor, além de compreender as emoções das outras pessoas, construindo relações saudáveis, fazendo escolhas conscientes e adquirindo uma melhor qualidade de vida. Quem tem Inteligência Emocional sabe pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, sem deixar que as emoções controlem sua vida e se acumulem de forma a reproduzir ou criar traumas e doenças psicossomáticas. O conceito de Inteligência Emocional (IE) surgiu primeiramente com Charles Darwin, que notou a importância da expressão emocional para a sobrevivência e adaptação das espécies. Ao decorrer dos anos vários teóricos e pesquisadores, como Edward Thorndike, David Wechsler, Abraham Maslow, entre outros, foram se aprofundando mais na teoria e aperfeiçoando o conceito.
Por que é importante desenvolver a Inteligência Emocional?
A vida é cheia de desafios diários: metas, prazos, reuniões, família, relacionamentos, saúde e inúmeras decisões a serem tomadas.
Em qualquer âmbito da vida, as pessoas estão sendo observadas, avaliadas e cobradas o tempo todo, o que faz com que vivemos em uma pressão constante.
Este é um contexto que pode ser muito estressante e desgastante, especialmente para quem não possui equilíbrio emocional.
Isso acontece porque as emoções estão em toda parte e todas as pessoas vivem direta ou indiretamente sob o impacto delas.
Os pilares da Inteligência Emocional, segundo Rodrigo Fonseca, são:
-Autorresponsabilidade: capacidade de assumir a responsabilidade por todas as coisas que acontecem na vida, seja o sucesso, fracasso, erros ou acertos;
-Percepção das Emoções: reconhecer as emoções humanas, tanto as próprias quanto das pessoas ao redor, identificando a mensagem que trazem;
-Gerenciamento das Emoções: conscientização da sua reação (resposta emocional) diante de cada emoção, adequando-as;

-Foco: o foco determina o resultado, sendo assim, capacidade para focar nos aspectos positivos das pessoas e situações;
-Ação: somente pela ação enfrentamos o medo, tristeza e raiva; encontramos a alegria e o amor, gerando resultados e concretizando nossos sonhos.
 Quais são os benefícios da Inteligência Emocional?
A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que até 2030, a depressão ocupe o primeiro lugar como causa de invalidez no mercado de trabalho.
Além disso, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão ou ansiedade no mundo inteiro.
Racionalmente, ninguém escolheria ser ansioso, depressivo ou explosivo. Mas, a maioria das pessoas fazem isso constantemente.
Entender que somos movidos principalmente pela emoção é o primeiro passo para começar a desenvolver a Inteligência Emocional.
Somente dando a devida importância ao nosso interior, nossas emoções, pensamentos e história de vida, conseguiremos conquistar uma sociedade emocionalmente saudável.
  Os principais benefícios da Inteligência Emocional, são:
-Aumento da autoestima e autoconfiança;
-Redução de conflitos em relacionamentos interpessoais;
-Direcionamento competente das emoções;
-Aumento do nível de comprometimento com metas de vida;
-Senso de responsabilidade e melhor visão de futuro;
-Compreensão da visão de mundo e dos sentimentos das outras pessoas;
-Enriquecimento dos relacionamentos interpessoais;
-Equilíbrio Emocional;
-Desenvolvimento da comunicação e poder de influência;
-Aumento do nível de felicidade;
-Superação de barreiras;
-Clareza nos objetivos e ações;
-Melhora na comunicação e em seu poder de influência;
-Melhora na capacidade de tomada de decisão;
-Melhor administração do tempo e melhora significativa da produtividade;
-Diminuição dos níveis de estresse;
-Maior realização pessoal, familiar e profissional;
-Aumento da qualidade de vida, mais disposição, vitalidade e bem-estar.


ASSISTA OS DOIS VÍDEOS A SEGUIR:


Atividade da semana do dia 06 à 10 de julho:

Após ler os textos, imagens, assistir os vídeos e fazer o teste de inteligência emocional, escreva um texto explicando como anda a sua inteligência emocional.
( escreva na caixa de comentário no rodapé dessa página a sua resposta)
ATENÇÃO
Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar a atividade.
A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) de texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários no rodapé desta página!

_______________
(Semana do dia 29 a 03 de julho)

                                  PROJETO DE VIDA: MUNDO DO TRABALHO 
O que é Curriculum Vitae:
Curriculum vitae que significa currículo, em português, é um termo que vem do latim, e significa trajetória de vida. Curriculum pode ser também abreviado para CV ou apenas currículo. É um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e/ou acadêmica e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências.
O curriculum vitae tem como objetivo fornecer o perfil da pessoa para as empresas, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas. O curriculum é uma síntese de qualificações e aptidões, na qual o candidato a alguma vaga de emprego descreve suas experiências profissionais, formação acadêmica, e outros dados pessoas.
O curriculum ainda é a forma que a maioria das empresas usam para selecionar seus funcionários. Geralmente o currículo é mandado por e-mail para as empresas ou no website de algumas é possível criar seu próprio currículo, para permanecer no banco de dados da mesma.
CURRÍCULO:
Nem é preciso dizer que é um currículo muito bom se destaca na pilha de CVs que os recrutadores recebem todos os dias. Segundo profissionais de Recursos Humanos (RH), eles levam cerca de 30 segundos para dar aquela “passada de olho” no CV para descartá-lo ou analisar melhor. Dessa forma, é essencial acertar nessa fase inicial, fisgar o olhar do recrutador para que ele te observe melhor e chame-o para uma entrevista. É o momento que você tem para vender sua qualificação profissional. E como vendedor você sabe, a apresentação é muito importante para o sucesso. 
Aqui estão 8 dicas para ajudar a elaborar o seu currículo:
1. Sintetize sua experiência em uma página
Recrutadores são unânimes em dizer que o candidato deve ser breve, o que não significa incompleto. Assim, você deve ser capaz de sintetizar a experiência profissional em uma página. Destaque a empresa, cargo(s) e período em cada um em ordem cronológica inversa, da mais nova para a mais antiga.
2. Nome, endereço, contato e outros dados pessoais
No alto da página, coloque seu nome completo em destaque, use negrito e uma fonte com um número maior do que do restante das informações. O endereço é necessário porque algumas empresas, principalmente nos grandes centros, levam em consideração onde o candidato mora para contratar ou não. Outro dado pessoal importante é a data de nascimento, pois ela demonstrará um parâmetro para avaliar o quanto você realizou, com qual idade se inseriu no mercado de trabalho e outros. Os contatos também são imprescindíveis, o que inclui telefones, e-mail e Skype – esse último porque muitas empresas realizam entrevistas por Skype.
3. Formação acadêmica e outros cursos
Informe quais cursos já fez, em nível acadêmico e livres. Os cursos livres mostram que você procura se aperfeiçoar, assim como pós-graduações, MBAs, mestrados e outros. Além do curso, você precisa informar a duração deles para que o entrevistador saiba quanto tempo e profundidade teve sua capacitação.
4. Idiomas
especialistas orientam colocar apenas línguas nas quais você tenha pelo menos nível intermediário, pois básico dá a impressão de que é ruim. Vale colocar inglês avançado para leitura e intermediário para conversação, por exemplo, pois em algumas organizações é necessário ler muitos documentos em outra língua.
5. Formatação
O ideal é o básico. Escolha entre as conhecidas Arial ou Times New Roman. Tamanho deve variar entre 10 e 12, nunca menor ou maior. Menor oferece dificuldade de leitura, cansa o olhar e maior dá a impressão de que o candidato quis espichar a informação. Evite margens para que o currículo fique com visual mais limpo.Inclusive, no final deste artigo há um modelo para você baixar já formatado.
6. Premiações e outros destaques
Com certeza esse item chama a atenção do recrutador. Em meio a tantas listas de empresas se você tiver recebido algum prêmio pela atuação profissional ou algum outro tipo de reconhecimento ele vai olhar para seu currículo de outra forma.

7. Pretensão salarial só se solicitarem
Só diga a remuneração desejada se a empresa exigir no anúncio da vaga e nunca no currículo, só por e-mail e telefone. Em algumas corporações, os benefícios da vaga podem ser um complemento tão interessante para o colaborador quanto o salário. Assim, dizer quanto deseja ganhar sem ser perguntado pode fazer você perder uma bela oportunidade.
8. A verdade acima de tudo
Nunca diga que fez algo ou que tem uma habilidade só para impressionar. Lembre-se que o papel aceita tudo, mas o recrutador usa técnicas que podem desmascarar um currículo e se você ainda assim conseguir passar pela entrevista, no dia a dia seus diretores verão que você não é tudo que falou. Assim, de nada irá adiantar ter elaborado o currículo perfeito se rapidamente o esforço para ser contratado cair por terra. Dessa forma, em pouco tempo você estará distribuindo-o novamente.

MODELO DE CURRÍCULO:
 (Escrever seu nome completo aqui)

DADOS PESSOAIS:

Endereço:
E-mail:

OBJETIVO:

FORMAÇÃO: (sua área de atuação profissional)

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

EMPRESA: (se já trabalhou coloque o nome OU NOMES DAS EMPRESAS SEPARADAMENTE aqui)

FUNÇÃO: (função que exerceu CADA empresa)

PERÍODO: (período que trabalhou EM CADA  empresa)

CURSOS EXTRAS CURRICULARES: (todos os cursos que fez e pode te ajudar)

Exemplos: INFORMATICA: Word, Excel, Power Point, Internet.

ATIVIDADE PROJETO DE VIDA-MUNDO DO TRABALHO DA SEMANA DO DIA 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO:
Após assistir aos vídeos: “Entrevista de emprego - Roberto Justus” e  “Dicas para um currículo campeão”- Max Gehringer ”.
Analise o modelo de um currículo, atenção aos detalhes de fonte e tamanho de fonte, e baseado neste modelo, elabore seu currículo observando os preceitos elencados. Feito isso envie seu currículo para o meu email (janiceamorim@professor.educacao.sp.gov.br), mas veja bem, faça isso como se estivesse enviando para uma empresa que você está pleiteando uma vaga de emprego. Para que não fique tão solto, vamos estabelecer uma empresa e um cargo especifico, para que todos enviem no mesmo formato, e após isto daremos continuidade com o processo de seleção e entrevistas com os candidatos selecionados, porém, esta etapa só poderá ocorrer presencialmente.
Não esquece que estarão simulando o envio para uma empresa, deverão ter uma linguagem formal, do contrário seu currículo nem será analisado.





___________________________

(Semana do dia 22 a 26 de junho)

Projeto de vida e o Empreendedorismo



E sabe por quê?
Porque ele, na maioria das vezes, faz parte de um sonho e de um propósito de vida. Ter sucesso nas escolhas de seu projeto de vida  é optar por algo que gosta de fazer. É se dedicar a alguma coisa que de fato te faz feliz e poder realizá-la do jeito que quer e com muita dedicação.
Empreendedorismo e projeto de vida estão ou não completamente conectados?
O empreendedorismo é capaz de fazer a sua mente se abrir para um novo universo. O universo em que você é o dono do seu próprio nariz e é quem decide o que fazer, como fazer e de que maneira conduzir a sua vida. E você começa a enxergar tudo sob uma nova perspectiva. A perspectiva e de que você deve inovar a todo momento e trabalhar arduamente para que as coisas saiam como espera.

O empreendedorismo muda o seu mindset
Empreendedorismo e projeto de vida = mindset de crescimento.
Isso significa que no empreendedorismo, quem não for aberto, flexível e humilde para entender que o esforço é a base para o aprendizado e para o crescimento, está fadado ao fracasso!
O mindet de crescimento é aquele em que você entende que o talento não é nato, mas que vem com base na sua dedicação. Se eu estudo, me esforço, tento uma, duas e três vezes, melhoro e evoluo, então eu posso conquistar muitas coisas.
Portanto, o empreendedorismo te obriga a ter um mindset de crescimento para poder sobreviver no mercado!
É uma perspectiva que envolve esforço, vontade, dedicação, aprendizado, humildade, foco no seu projeto de vida, evolução e trabalho duro.
É saber lidar com a frustração e com as adversidades e superar essas questões com força de vontade. Você acaba levando de presente muito aprendizado, pode apostar! E quando essa mudança acontece, ela faz toda a diferença no seu projeto de vida. Pode ter certeza de que você será muito mais feliz!
Pense se não é muito triste passar a vida inteira cumprindo tarefas e obrigações sem nunca ter construído nada de fato. Pois é, essa é a realidade atual de milhões de pessoas ao redor de todo o mundo. Elas estão insatisfeitas com suas vidas rotineiras e desgastantes, simplesmente não tem um projeto de vida.
Dicas para equilibrar empreendedorismo e projeto de vida
O número de empreendedores que se sente frustrado por não ter tempo para dedicar as pessoas de quem gosta e a hobbies é bastante expressivo, contudo, é importante dizer que com algumas pequenas mudanças de hábitos é possível fazer mais e melhor. Pensando nisso listei a seguir algumas dicas valiosas para transformar a sua rotina e ter mais momentos de felicidade compartilhada com as pessoas mais importantes da sua vida.

Tenha um cronograma da sua vida

Sempre falo sobre a relevância de ter um planejamento e um cronograma para as atividades de trabalho (hoje escola, amanhã poderá ser a sua profissão) que deverão ser realizadas durante o dia e é relevante para a organização da sua vida pessoal.


(exemplo de cronograma- meramente ilustrativo)

Estabeleça e cumpra prazos

Alguns empreendedores têm dificuldade de equilibrar sua vida pessoal e profissional porque estão sempre atolados em tarefas atrasadas. Estabelecer um ritmo de produtividade em que você comece e termine o que está previsto dentro do tempo previamente estipulado ajuda a liberar parte da sua agenda para viver experiências especiais com as pessoas que fazem parte da sua vida pessoal. Reflita quanto da sua falta de tempo é resultado da sua baixa produtividade por se deixar levar pela procrastinação ou mesmo por desvios de foco.

Tenha hobbies

Ter hobbies que ajudem a acabar com o estresse e te manter renovado para se tornar um gestor melhor, isso é essencial para manter o equilíbrio.
Saiba que é bem provável que você descubra que trabalha com muito mais assertividade tendo uma atividade de relaxamento para curtir em paralelo. Algo importante de enfatizar é que a vida pessoal deve incluir atividades e momentos dedicados somente a você. É bom conviver com a família e com os amigos, mas precisamos também ter tempo para nós mesmos.
(Fonte:Marcus Marques)


Atividade da semana do dia 22 a 26 de junho.
Elabore um cronograma em que estejam previstas estudos, atividades com seus familiares e amigos entre outros. Com esse planejamento feito será mais fácil de se manter motivado para realizar o seu trabalho) atividade de estudo) cumprindo prazos para poder ter tempo livre. 
Construa um cronograma de estudos e com atividades de lazer semanais e me envie para o e mail:  janiceamorim@professor.educacao.sp.gov.br







___________________________
(Semana do dia 15 a 19 de junho)

Aprendendo a ser flexível

Assista o vídeo acima: " História do bambu chinês"

LEITURA E REFLEXÃO DO TEXTO: “ RIGIDEZ”
À medida em que crescemos e descobrimos novas imagens do mundo, já não há pré-conceitos e a vida acontece...
A rigidez mental nos torna prisioneiros dos velhos padrões que nos impedem de crescer, reduzindo nossa capacidade de adaptação, criatividade, espontaneidade e positividade, intelectualmente, emocionalmente.
A flexibilidade mental é uma habilidade que precisamos desenvolver para que a vida possa realmente acontecer. Flexibilidade é saber que qualquer decisão que tomamos, abrirá diante de nós um mundo de possibilidades, mas também entender que corrermos o risco de estarmos equivocados e algo não sair do jeito que planejamos acontecerá muitas vezes. Mas, que precisamos enfrentar para não deixar o MEDO, nos impedir de fazer as coisas em que acreditamos. Abrir a Caixinha da vida e nos surpreender... somente assim, alimentamos o desejo de crescer, ser diferente. E a curiosidade é uma ferramenta poderosa para nos impulsionar...Ser flexível é estar disposto a reconhecer e aproveitar as novas oportunidades, que a vida nos oferece, mesmo que isso signifique equivocar se. Toda vez que assumimos uma verdade como um fato imutável, estamos fadados a ser limitados, parados no mesmo lugar, morrendo um pouquinho a cada dia, enquanto a vida nos convida a participar de uma gostosa aventura. Isso é encontrar a magia da vida. Isso é saber viver com muito prazer.

(Leonete Silva)
Atividade da semana do dia 15 a 19 de junho
Após a leitura e reflexão do texto e assistir o vídeo “história do bambu chinês”, responda a seguinte atividade: No nosso dia a dia muitas vezes temos a necessidade de aprendermos a ser flexível, uma vez que nem sempre as coisas fluem como planejamos e, portanto precisamos aprender a abrir mão de nossas ideias e receber novas que se harmonizam melhor a situação vivenciada no momento. Durante essa pandemia em que estamos vivendo e a quarentena no qual somos obrigados a conviver por motivos óbvios de saúde mais horas com pessoas da família, ou seja aqueles que dividimos o nosso cotidiano,  e sabemos que em muitos momentos temos que fazer o exercício da flexibilização ou então torna se difícil a convivência.
Cite uma situação no qual você foi flexível e outra que você não foi flexível com alguém do seu convívio familiar, no que isso resultou, e o que você aprendeu com tais atitudes.

ATENÇÃO
Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar a atividade.
A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) de texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários no rodapé desta página!
_________________________
(Semana do dia 08 a 12 de junho)



Atividade da semana do dia 08 a 12 de junho
RESPONDA NA CAIXA DE COMENTÁRIOS:
1-Como esta sendo feita as suas escolhas no momento?
2-Quando pensa em fazer as suas escolhas na carreira que quer seguir o que mais você leva em consideração para fazer essa escolha?
3-Como as aulas de projeto de vida estão te ajudando nesse momento das escolhas?
ATENÇÃO
Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar a atividade.

A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) de texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários no rodapé desta página!




_____________________________________

(Semana do dia 18 a 22 de maio)
Acredito que pensar, projetar e planejar o futuro, faz com que sejamos muito mais comprometidos com o nosso presente. Sem contar que nos abre várias portas para a irreverência, a ousadia e a qualidade de nossas ações.
Um bom recurso para identificar oportunidades está na análise cuidadosa do presente. Procure perceber o que está acontecendo no mundo e ao seu redor. Tire conclusões, debata, converse a respeito com outras pessoas. Faça anotações, realize pesquisas. Isso pode ajudá-lo a projetar o futuro. E projetá-lo pode trazer grandes benefícios como:
-Mais confiança.
-Melhores resultados.
-Otimização do seu tempo.
-Maior objetividade.
-Organização.
-Maior facilidade em administrar a carreira e os negócios.
-Definição dos objetivos e metas.
-Definição das suas prioridades.
-Facilidade para fazer planejamentos a curto, médio e longo prazos.
-Possibilidade de grande reflexão para assumir riscos e realizar mudanças.
-Estar melhor preparado para enfrentar momentos de crise e incertezas.
-Atingir suas metas e concretizar seus objetivos.
“Projetando meu futuro”
Não podemos prever o futuro, mas dá para projetá-lo. Ficar deitado na cama olhando para o teto e sonhando é muito bom. Quando sonhamos, desejamos. Porém, para transformar sonhos e desejos em realizações é preciso levantar da cama. A ponte entre o sonho e a realização é o projeto. Os arquitetos costumam dizer que é mais barato e fácil rasgar papéis do que quebrar paredes. Por isso o sonho de qualquer casa começa com um projeto. Da mesma forma, é mais fácil e barato rasgar e refazer alguns projetos de vida do que estragar nosso futuro. Para não arriscar o seu futuro, levante-se e comece a projetá-lo! Imagine como e onde deseja estar daqui a cinco, dez ou quinze anos. Liste as conquistas necessárias para chegar lá. Calcule o trajeto. Desenvolva habilidades e competências que permitam superar os obstáculos. Analise tudo de novo a cada etapa atingida (ou não atingida). Isso é projetar. Vamos experimentar?
Atividade da semana do dia 18 a 22 de maio
RESPONDA NA CAIXA DE COMENTÁRIOS:
a) Como e onde deseja estar daqui alguns anos?
b) Liste as conquistas necessárias para chegar lá.
c) Quais as habilidades e competências que você precisa desenvolver para superar os obstáculos que encontrará durante a busca pelo seu projeto de vida?
ATENÇÃO
Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar a atividade.

A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) de texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários no rodapé desta página!
_______________________
(Semana do dia 11 a 15 de maio)
“COMO LIDAR COM AS OPORTUNIDADES  E DESAFIOS”
Objetivo Geral
Como agir diante das oportunidades e desafios durante a execução dos seus projetos.




Atividade da semana do dia 11 ao dia 15 de maio
Após realizar a analise das imagens escreva na caixa de comentários no rodapé desta página a seguinte pergunta:
Como você está reagindo ao desafio desta pandemia do COVID - 19 para conseguir alcançar o seu projeto de vida?
ATENÇÃO:
Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar a atividade.
A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) de texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários no rodapé desta página!

__________________

(Semana do dia 4 a 8 de maio)

PARA REFLETIR...

AULA 1

"NETIQUETA- ETIQUETA VIRTUAL"
Texto 1: Etiqueta virtual- Navegando e encantando
"É comum escutar que a internet é um local livre para expressão de ideias e imagens. Ela realmente é um espaço democrático e que proporciona aos usuários expor seu próprio conteúdo, porém possui legislação e regras de convivência. 
Devemos cuidar de nossa imagem, nos promovendo da forma mais positiva e hoje a rede interligada é uma ótima plataforma. Como ferramenta para pesquisa, promoção e comunicação, a rede deve ser utilizada com todo cuidado, pois da mesma forma que jogar lixo no chão não é um ato bem visto, teclar e compartilhar qualquer coisa, não deixa de ser um lixo virtual. 

A regra para não errarmos tanto é muito simples, antes de escrever, comunicar ou compartilhar algo, é válido pensar se faríamos aquilo pessoalmente e se tem relevância. Se a resposta for negativa, é importante repensar a continuidade na publicação, pois a exposição desnecessária pode gerar um desgaste de nossa imagem. 

As regras de conduta virtuais são conhecidas como “Netiqueta”, união das palavras net (rede, em inglês) e etiqueta, e surgiu na década de 90, quando a internet comercial se popularizou no Brasil. 

Conheça algumas dicas para uma convivência saudável, encantadora e uma comunicação eficiente no ambiente virtual". 












TEXTO 2:


Breve resumo: netiqueta é a etiqueta da internet (etiqueta virtual). Esta palavra, dita também network (inglês) ou etiquette (francês) diz respeito à boa conduta dos usuários na internet: como se comportar em ambientes virtuais, cumprindo o papel de intermediar a boa comunicação em um ambiente favorável à uma convivência virtual harmônica.

Netiqueta em 4 passos:

"MARKETING PESSOAL E ETIQUETA"

Marketing Pessoal e Etiqueta e ou marca pessoal são compostos pelo conjunto de ações estratégicas, atitudes e comportamentos que conduzem um profissional para uma crescente ascensão por meio de qualidades e habilidades adquiridas que, estudadas e praticadas, promoverão comportamentos favoráveis à realização das suas próprias metas almejadas.

AULA 2


PLANO DE AÇÃO SWOT

"O plano de ação swot pode ser um plano empresarial ou pessoal".

O que é a Matriz SWOT?
matriz SWOT é uma metodologia simples, em formato de quadro: a tabela SWOT. Ela facilita a visualização e o entendimento das informações coletadas. Mas para que o planejamento estratégico com análise SWOT seja eficiente, você deve fazer a análise periodicamente. Assim, as áreas da organização estarão em constante atualização e melhoria.
SWOT é a sigla em inglês para:
·         Forças (Strengths);
·         Fraquezas (Weakness);
·         Oportunidades (Opportunities);
·         Ameaças (Threats).
Dessa forma, é possível identificar a relação dos pontos fortes e fracos dos ambientes internos analisados com as oportunidades e ameaças externas. Além disso, ela auxilia a encontrar soluções para possíveis problemas detectados.
GRÁFICO DA MATRIZ SWOT

O desenvolvimento da Matriz SWOT possui várias vantagens, entre elas:
Serve como base para a formulação de estratégias;
Aumenta o conhecimento dos pontos fortes e fracos;
Auxilia na otimização do desempenho;
Identifica ameaças e oportunidades que podem ser desenvolvidas;
Facilita a visualização das características da organização.




Atividade da semana do dia 4 a 8 de maio.
Sobre a aula1:
De que forma os conhecimentos adquiridos podem ajudá-lo na execução da busca do seu projeto de vida, e no futuro na concretização das suas tarefas profissionais?
Deixe a sua resposta na caixa de comentário abaixo com o máximo de 300 caracteres.
ATENÇÃO: 
Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar o texto na caixa de comentários abaixo.
A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários! Não será enviado de outra forma! CUIDADO!

Sobre a aula 2:
Construa um plano de ação Swot do seu projeto de vida. Lembrando que um bom plano deve ter:
1. Objetivo (o seu projeto de vida);
2. Ações (o que fazer);
3. Estratégias (como fazer);
4. Desafios (obstáculos a vencer).

Envie para o e-mail: janiceamopiccoli@gmail.com (somente a aula 2)


Comentários