Projeto de Vida 1ª série

4º Bimestre

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS são capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas. Elas podem ser observadas em nosso padrão costumeiro de ação e reação frente a estímulos de ordem pessoal e social. Entre outros exemplos, estão a persistência, a assertividade, a empatia, a autoconfiança e a curiosidade para aprender.

Ainda que todas as competências sejam importantes para o desenvolvimento pleno das pessoas, algumas habilidades são ainda mais essenciais em momentos de crise, como essa de pandemia que todo o mundo está vivendo, quando temos que lidar com um quadro de isolamento social, ansiedade, medo de contaminação, adaptação a novas rotinas etc.

Dentro do contexto que os brasileiros têm vivido, selecionamos algumas competências e mostramos porque elas são fundamentais. Para cada uma delas, você encontrará muitas dicas de como agir nesse momento.

EMPATIA

A vida está em suspensão. O ir e vir está restrito, as fronteiras nacionais estão sendo fechadas, as pessoas estão enfrentando o isolamento domiciliar, os estudantes estão sem aulas. Essa experiência de reclusão e de incerteza afeta nossos pensamentos, comportamentos e emoções.

No meio a tudo isso, a empatia tem sido citada como uma competência socioemocional que faz toda a diferença no enfrentamento dessa crise mundial. E mesmo quando tudo passar, e vai passar, a empatia deve permanecer “em ação”, pois ainda levará um tempo para se entender as mudanças que esse novo cenário gerou na vida de cada um e a compreensão será essencial para se lidar com as consequências.

Por que empatia é importante?

Quando temos empatia, podemos entender as necessidades e os sentimentos de outras pessoas e oferecer apoio de acordo com o que elas precisam.

Lembre-se: gentileza gera gentileza.

O que fazer?

Estar em autoisolamento não significa adotar um comportamento individualista. Manter contato por telefone ou WhatsApp com amigos e familiares para ouvir e acolher é algo fácil de ser realizado e que não custa nada.

Que tal fazer do isolamento uma corrente solidária para apoiar (des) conhecidos? Um telefonema para um grupo de vizinhos, por exemplo, pode fazer toda a diferença e minimizar o estresse emocional deste período.

O vírus não escolhe pessoas. Exercite sua empatia para acolher e não discriminar quem está doente. Proteja-se nas redes sociais de mensagens agressivas e preconceituosas.

O exercício da empatia é um exercício de conexão com o outro. No entanto, para que essa conexão não se torne uma experiência angustiante ou paralisante, é preciso ter compaixão pelo sofrimento do outro, o que gera em nós a motivação para fazer algo concreto e que ajude genuinamente.

Para adolescentes e jovens que estão em isolamento, é importante buscar expressar-se com familiares, professores e colegas. Ninguém quer ou gosta de ficar em casa o tempo todo, mas buscando compreender o que está sentindo, conversando sem medo sobre isso com adultos e amigos e agindo com empatia com os outros, será mais fácil passar por esse momento.

FOCO E PERSISTÊNCIA

Dia a dia estamos expostos a inúmeras informações sobre diversos assuntos. Especialmente no momento atual, notícias sobre o COVID-19 chegam até nós por diferentes mídias numa velocidade alarmante. O volume de informações e a necessidade de nos mantermos atualizados pode acabar nos induzindo ao consumo de informações equivocadas, gerando um nível de preocupação acima do necessário e nos deixando desnecessariamente abalados.

Para nos mantermos calmos e atentos à qualidade das informações que estamos consumindo e divulgando, foco e persistência são duas competências socioemocionais fundamentais.

O que são foco e persistência?

Foco – é a capacidade de manter a atenção, concentrar-se nas tarefas e evitar distrações, mesmo quando realizando ações repetitivas.

Persistência – é quando superamos obstáculos para atingir objetivos importantes, persistindo e terminando as ações planejadas. A ênfase em completar tarefas já iniciadas, em vez de procrastinar ou desistir. Está relacionado a conceitos de perseverança e esforço.

Ter foco e persistência significa saber direcionar a atenção e a concentração para as atividades que são realmente importantes neste momento, a superar obstáculos e a continuar em frente.

Por que o foco e a persistência são importantes?

Foco e persistência nos ajudam a lidar com o volume de informações que estamos recebendo, a ir atrás de suas fontes para identificar quais são confiáveis e úteis e selecionar aquelas que merecem ser passadas adiante. Também colaboram para enfrentar os desafios do cotidiano da vida em isolamento, pois são elas que nos ajudam a seguir em frente em situações de estresse, como é o isolamento social.

O que fazer?

Tente não consumir notícias que aumentem seu nível de estresse, medo e ansiedade e busque informações apenas de fontes confiáveis e oficiais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e as autoridades locais.

Não passe o dia todo buscando informações: o faça apenas uma ou duas vezes por dia, evitando uma quantidade de dados muito grande e desnecessária.

Evite dar corda para boatos e “fake news”, e evite mais ainda disseminá-los para seus contatos sem checar a veracidade do conteúdo, pois isso causa ainda mais angústia e estresse.

Construa planos e um passo a passo com o que quer que seja necessário para viver uma rotina de maior isolamento do contato físico nesse momento.

Para adolescentes e jovens que estão em isolamento, que tal contribuir com seus familiares no estabelecimento das novas rotinas? Procurar por atividades de seus interesses e que possam ser realizadas em família é um bom começo!

RESPONSABILIDADE

Estar em isolamento durante o período de quarentena e vivenciar a restrição de muitos de nossos hábitos diários nos exige uma grande capacidade de adaptação. Mais do que a necessidade de adaptar-se e renunciar à nossa rotina, por um período de tempo indefinido, lidamos com a exigência da inversão da lógica de se pensar de forma individual para pensarmos no coletivo, do qual também fazemos parte.

Pensar de forma coletiva diante da situação que se impõe requer de nós uma competência socioemocional fundamental, a responsabilidade para fazermos o que é melhor para todos. É importante estar ciente de que somente se todos formos responsáveis e agirmos em sociedade de acordo com o esperado é que a situação poderá ser controlada para diminuir os impactos.

O que é responsabilidade?

Ter responsabilidade consiste em gerenciar a nós mesmos a fim de conseguir realizar nossas tarefas, cumprir compromissos e promessas que fizemos, mesmo quando é difícil ou inconveniente para nós. Significa agir de forma confiável, consistente e previsível, para que outras pessoas sintam que podem contar conosco e assim confiar em nós no futuro. Está relacionada com adotar posturas e atitudes comprometidas com o bem-estar comum e o envolvimento em sociedade de maneira cidadã.

Por que a responsabilidade é importante?

A responsabilidade nos ajuda a cumprir nossas obrigações e compromissos, mesmo que isso não nos agrade tanto. Agindo assim, nos tornamos confiáveis e fazemos outras pessoas se sentirem bem, porque elas podem contar conosco sempre que precisarem.

O que fazer?

Proteja os outros de ficarem doentes. Mantenha hábitos de higiene como lavar as mãos com sabão e/ou álcool, cobrir a boca e o nariz com um lenço ou cotovelo ao espirrar e tossir. Caso apresente os sintomas do COVID-19, procure cuidados médicos.

Evite sair de casa, mesmo que não tenha os sintomas da doença. Assim você evita também se expor desnecessariamente ao vírus ou transmiti-lo para as outras pessoas. Ficar em casa é um ato de responsabilidade social!

Evite compartilhar tudo que você vê e recebe nas redes sociais. Procure informações de fontes confiáveis para saber como você pode agir e contribuir para manter todos em segurança.

Evite comprar mantimentos em quantidade desnecessária, compre apenas o que irá consumir. O comportamento de estocar itens de supermercado e farmácia é irresponsável e faz com que nem todos tenham a mesma oportunidade de acesso, ficando vulneráveis.

Para adolescentes e jovens que estão em isolamento, é importante cumprir as ações de prevenção com responsabilidade, bem como organizar as rotinas de estudo e participar ativamente das atividades da casa.

TOLERÂNCIA AO ESTRESSE

Sabemos que períodos de isolamento são um desafio para a saúde física e mental. Rotinas que precisam se reorganizar, aumento do comportamento multitarefa, acesso a inúmeras informações sobre o COVID-19 a cada dia... Para lidar com o medo, frustração, tédio e outros sentimentos comuns nesse período, é preciso aprender a desenvolver maior tolerância ao estresse.

O que é tolerância ao estresse?

É a competência que ajuda a regular a ansiedade e responder a situações estressantes com calma, sem deixar que as preocupações impeçam a resolução de problemas. A tolerância ao estresse é um dos componentes da resiliência emocional, que é o que nos permite manter um equilíbrio diante de contextos adversos ou situações de risco. Para isso, é preciso lidar com sentimentos como raiva, ansiedade e medo, por exemplo, sem que isso abale a confiança.

Ou seja, a tolerância ao estresse é uma das competências para saber lidar com situações que nos tiram de nossa zona de conforto e que exigem calma e discernimento, o que envolve autoconhecimento e saber se apoiar na própria força interior, estando atento ao modo com que se reage às frustrações, sejam elas pequenas ou grandes.

Por que a tolerância ao estresse é importante?

Quando temos maior tolerância a situações de estresse, podemos encontrar o caminho para manter a calma em situações difíceis, manter o equilíbrio e não perder o controle de nossas emoções. Conseguimos reconhecer a frustração e saber o significado dela para nossas atitudes, mas com uma perspectiva mais propositiva, mesmo quando as coisas não acontecem do jeito que esperávamos. Assim, pode ser reduzida a probabilidade de depressão e ampliadas as situações de bem-estar.

O que fazer?

Mantenha a atenção a seus sentimentos e demandas internas. Sempre que perceber que está em estado mais agitado, de nervosismo ou com pensamentos negativos, procure conversar com alguém de confiança.

Para manter a saúde mental e física, que tal aprender novos exercícios físicos simples para fazer em casa todos os dias? O exercício constante, o sono regular e uma dieta balanceada ajudam.

Ter um diário pode ajudar a extravasar pensamentos e sentimentos. Escrever é um modo de elaborar nossas emoções e ajuda no autoconhecimento.

Para adolescentes e jovens que estão em isolamento, além de manter o diálogo em família, que tal organizar um momento para movimentar o corpo por meio de práticas de dança ou de atividades físicas possíveis de serem feitas em família? Mexer o corpo ajuda a diminuir o estresse, além de ser muito divertido!


Após ler e compreender sobre as competências soicoemocionais no contexto da pandemia, realize a atividade abaixo:

ATIVIDADE BIMESTRAL : “Estudantes protagonistas em ação”

Tendo o protagonismo do estudante como foco da nossa escola, essa atividade trabalha competências socioemocionais como iniciativa social, responsabilidade e interesse artístico.

Nessa atividade, o seu desafio estudante será pensar, ampliar e compartilhar nas redes sociais o que têm feito para continuar sendo estudantes protagonistas. Isso será feito na forma da gravação de um vídeo para o YouTube de até 3 minutos, contando o que tem feito para estudar em casa sozinho, com seus familiares ou colegas.

Uma segunda etapa dessa atividade é focada no contato entre os próprios estudantes. A proposta é que vocês combinem sessões de estudo entre si usando meios digitais, como vídeo-conferência ou até mesmo via WhatsApp. Depois, deverão relatar como foi a experiência e os avanços que conquistaram.

OBS: ENTREGAR A ATIVIDADE ATÉ DIA 20 DE NOVEMBRO, SERÁ A ÚNICA ATIVDADE DO BIMESTRE, PORTANTO FIQUEM ATENTOS A DATA. ASSIM QUE FIZER O VÍDEO E POSTAR NO YOUTUBE ME MARCAR PARA PODER VER E AVALIAR.











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3º Bimestre
(Semana do dia 14 á 18 de setembro)

Essas habilidades pertencem a um conjunto de competências que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções. Essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser.

As habilidades socioemocionais são um conjunto de aptidões desenvolvidas a partir da Inteligência Emocional de cada uma das pessoas. Em resumo, elas apontam para dois tipos de comportamento: a sua relação consigo mesmo (intrapessoal) e também a sua relação com outras pessoas (interpessoal). 

AGORA ASSISTAM O VÍDEO “Fragmentos” DO LINK ABAIXO E RESPONDAM AS PERGUNTAS QUE ESTÃO NO FINAL DO VÍDEO, NA CAIXA DE COMENTÁRIO DO BLOG NO RODAPÉ DESTA PÁGINA. 

LINK DO VÍDEO/ ATIVIDADE: https://www.youtube.com/watch?v=V-rXgE_ZDLg

ATENÇÃO: RESPONDA NA CAIXA DE COMENTÁRIO
Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar a atividade. A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) de texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários no rodapé desta página!




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(Semana do dia 31 de agosto á 12 de setembro)
 PROJETAR O FUTURO


Habilidade e objetivo: Identificar as forças e os recursos pessoais para projetar o futuro e desenvolver competências socioemocionais e cognitivas com o objetivo de possibilitar o protagonismo no planejamento do futuro.

Caros alunos como vocês já viram, as decisões que tomam têm consequências em sua vida. É interessante fazer uma reflexão sobre quais forças cada um deve mobilizar/cuidar/ desenvolver hoje para ter melhores possibilidades no futuro. Peço que registrem as conclusões dessa reflexão pessoal no Diário de Práticas e Vivências (  caderno).Após feito isso compartilhem o que escreveram comigo( via whatsaap). Não esqueçam  da importância das ações concretas necessárias para a mobilização das forças, em direção ao seu projeto de vida,  lembrando, por fim, que o Projeto de Vida se constrói no cotidiano.


Atividade:

Meu presente / Meu futuro

Atividade de Formação para a Cidadania, as opções na vida, projeto de vida

Objetivo: Perceber que a construção do futuro depende das vivências e escolhas do presente.

Material: Papel ofício, lápis, lápis de cera e fita crepe.

Desenvolvimento:

1. Com posse de papel, lápis preto, lápis de cores e de cera, canetinha colorida  eo que mais desejarem e tiverem para fazerem a sua obra de arte, representem, através de desenho, o momento que estão vivendo, compondo um retrato intitulado ''Meu presente''. 

2.  Pegue uma nova folha de papel, e desenhe  a representação do futuro que imaginam e gostariam para si. A este retrato devem chamar ''Meu futuro''. 

3- Após fazer os desenhos acima, explique através de uma legenda em cada um dos desenhos, o seu significado. e por fim faça um relato de como pretende aproximar o presente momento ao momento futuro. lembrando que o seu projeto de vida faz ponte entre esses dois tempos( presente e futuro), explique o que esta fazendo hoje ( presente) para alcançar o futuro desejado ( projeto de vida). 




(Semana do dia 10 à 21 de agosto)










Construindo o meu projeto de vida...
Sua vida é seu bem mais precioso e por isso precisa ser bem planejada. Um projeto de vida te ajuda a organizar e visualizar seus planos para o futuro. Todos têm sonhos e planos, mas muitas vezes ficamos perdidos no meio do caminho que nos leva a concretiza-los. O projeto de vida é como uma bússola que não deixa que você se perca no caminho. O projeto de vida nada mais é que um plano colocado no papel, de modo que facilita a visualizar os caminhos que devem ser percorridos e o que fazer para concretizar os objetivos. Mas para isso é necessário saber muito bem quais são seus objetivos e metas.



 Seu projeto de vida em 8 passos:

Passo 1: descubra quem você é.

Esse é o ponto de partida. Você só chegará a algum lugar se souber quem é e o que quer. Veja algumas perguntas que podem ajudá-lo nessa descoberta:

• Quais são meus valores básicos?

• Quais são meus pontos fortes?

• No que preciso melhorar?

• Quais as oportunidades que poderei aproveitar?

• O que ameaça meus planos?

• Quanto de meu tempo vivo no passado, remoendo ou analisando fatos que já ocorreram?

• Quanto de meu tempo me dedico a pensar no futuro, sonhando, imaginando, esperando e planejando?

• E quanto ao presente?

Passo 2: coloque sua missão no papel

Seu sonho pessoal, o significado da sua vida, deve estar muito claro para você. O que pretende ser e atingir na vida? Não se trata de objetivos como “estudar inglês” ou “comprar minha casa”, mas sim do que você espera da vida.

Passo 3: Faça parcerias

Você precisa de outras pessoas para cumprir sua missão e realizar seu projeto de vida. Isso significa que outras pessoas farão parte de seu planejamento.

Você precisa de pessoas que o apoiem e seu sucesso depende da qualidade de suas interações com seus parceiros. Por isso:

• Busque um mentor ou mentores, pessoas que sirvam de exemplo e o orientem em suas decisões.

• Gerencie seus stakeholders (pessoas envolvidas em seu projeto, que podem dar suporte). Faça uma lista de nomes e especifique o tipo de influência que cada um pode exercer em sua vida.

Revise sempre as ações que determina para aproveitar melhor esses contatos.

Passo 4: crie uma visão para sua vida

Estabeleça metas que pretende atingir e defina o período de tempo em que isso deve acontecer.

É fundamental quantificar e especificar ao máximo, para depois poder mensurar os resultados do seu projeto de vida. Por exemplo: “pretendo ampliar minha rede de relacionamentos profissionais de 20 para 50 pessoas, em 2 meses”.

 

Assim poderá saber exatamente se atingiu a meta.

Fique atento para o seguinte roteiro:

• Inicie com visão de curto prazo, fazendo projeções para daqui a 1 ou 2 anos

• Amplie os horizontes, planejando seus objetivos para daqui a 5 anos

• A visão de médio prazo deve atingir os próximos 10 anos e por fim, o planejamento de longo prazo, que vai até a sua aposentadoria.

É preciso lembrar que nenhum desses planos é definitivo. As coisas mudam e os planos precisarão de adaptações diante das mudanças.

Passo 5: gerencie seu tempo

Talvez essa seja a etapa mais difícil, principalmente nos dias de hoje, que o tempo parece voar diante de nós. É muito importante que você saiba gerenciar seu tempo e saber classificar as coisas por ordem de prioridade:

Importantes são os projetos que têm influência direta sobre os resultados que você pretende atingir. Urgentes são as coisas que devem ser resolvidas rapidamente, mas que não têm necessariamente importância

As crises devem ser resolvidas imediatamente, porque são urgentes e importantes. É como atrasar a entrega do projeto do seu principal cliente, por exemplo. Os planos são importantes, mas não urgentes – é o caso do desenvolvimento profissional e pessoal.

Telefonemas e e-mails são coisas triviais, do dia-a-dia, e por isso são urgentes, mas não importantes. Por fim, há aquelas coisas que não são nem importantes nem urgentes: mania de perfeição, por exemplo.

Muitas vezes acabamos dando muita atenção a coisas que não são tão importantes, e isso nos rouba um tempo precioso.

Passo 6: administre suas finanças

Sim, é preciso fazer papel de economista para elaborar o projeto de vida. Faça orçamentos detalhados para as suas metas, determinando a quantidade de dinheiro necessária para realizar cada meta, as alternativas para conseguir essa receita e um plano para administrar os gastos (considerando uma porcentagem extra para os imprevistos). 

A partir daí, é preciso controlar os custos e compará-los às previsões feitas.

Passo 7: conte com os riscos

Não dá para se ter certeza de como será o futuro, mas podemos sempre nos prevenir. Riscos comuns do dia a dia, como uma doença, assalto, ficar desempregado, pode colocar seu projeto de vida em risco.

 É preciso saber lidar com essas adversidades.

Passo 8: junte todas as peças

Esses são os 7 fundamentos que orientarão seu projeto de vida. Agora é preciso gerenciar tudo ao mesmo tempo. Difícil? Pois é, mas tanto nos projetos corporativos como na vida pessoal existe uma conexão forte entre as várias áreas.


Atividade da semana do dia 10 à  21 de agosto:

Ponha tudo no papel e utilize agenda, computador e todas as ferramentas possíveis para ajudá-lo na organização das ideias e ações. Dá trabalho, mas o mais importante é que dá certo!

• Inicie com visão de curto prazo, fazendo projeções para daqui a 1 ou 2 anos

• Amplie os horizontes, planejando seus objetivos para daqui a 5 anos

• A visão de médio prazo deve atingir os próximos 10 anos e por fim, o planejamento de longo prazo, que vai até a sua aposentadoria.

É preciso lembrar que nenhum desses planos é definitivo. As coisas mudam e os planos precisarão de adaptações diante das mudanças.


Registre tudo numa agenda ou caderno que você chamará de  "Meu projeto de vida", tire fotos e entregue para mim até dia 21 de agosto via whatsaap.






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2º Bimestre


(Semana do dia 13 à 17 de julho)
 “Autoconhecimento e autocontrole”: competências essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.





O autoconhecimento refere-se à capacidade de conhecer a si mesmo, de apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, identificando seus pontos fortes e fragilidades e reconhecendo suas emoções e as dos outros. Já o autocontrole é a capacidade de controlar os impulsos e reações diante de determinados estímulos, gerenciando suas emoções para equilibrar seu comportamento. Tais conceitos estão relacionados às competências socioemocionais, pois permitem que as pessoas desenvolvam seu potencial ao máximo, de forma consciente e independente.
Estudos demonstram que indivíduos com altos níveis de desenvolvimento socioemocional apresentam maiores indicadores de bem estar geral, considerando autoestima positiva, autocontrole, assertividade, empatia, iniciativa, resiliência, socialização e realização acadêmica.
O autoconhecimento leva ao domínio de si, seja aprendendo a respeitar os limites físicos do corpo e assim preservar a própria saúde, seja controlando emoções e sentimentos para manter o foco e a disciplina em um objetivo. Além disso, é a partir do autoconhecimento que todas as outras habilidades socioemocionais podem ser desenvolvidas com muito mais êxito.

O que é o autoconhecimento emocional
O autoconhecimento emocional é a forma de desenvolver e fortalecer a sua autoestima por meio da identificação das suas competências, pontos de melhoria, medos e limitações e controle de emoções de acordo com cada cenário. Com todo esse processo, o indivíduo potencializa suas habilidades e toma consciência de si, tornando-se capaz de lidar com as diversas situações às quais é exposto no dia a dia. 

Conheça 12 benefícios de exercer o autoconhecimento emocional diariamente. Confira:
1-Encontro da felicidade em fatores internos e não externos;
2-Aproveitamento das grandes oportunidades sem medo;
3-Desenvolvimento da auto aceitação;
4-Diminuição de sentimentos negativos, tais como frustração e ansiedade;
5-Criação e sustentação de estabilidade emocional;
6-Aperfeiçoamento da comunicação;
7-Reconhecimento do próprio valor;
8-Crescimento da produtividade e da agilidade;
9-Criação da consciência dos próprios atos;
10-Aparecimento da força interior em situações críticas, tais como demissões e término de relacionamento;
11-Escuta ativa de si mesmo e não apenas a opinião dos outros;
12-Crescimento considerável da qualidade de vida e bem-estar.
Deu para perceber como os benefícios são ideais tanto para a vida pessoal quanto profissional, não é mesmo? Por isso, é essencial aproveitar tudo que é bom em todos os âmbitos em que vivemos.






Dicas para desenvolver a sabedoria sobre si mesmo
Confira 6 recomendações valiosas que ajudam a desenvolver o seu autoconhecimento:
1-Pense na sua vida como uma linha do tempo. Marque o seu atual momento e adicione a ela as experiências passadas que você considera importantes. Por meio desse exercício, você consegue identificar o que você acha relevante na sua vida.
2- Liste 10 qualidades e 10 pontos de melhoria sobre você mesmo.
3-Com essa lista, você poderá trabalhar de forma mais consciente em cada um deles.
4- Escreva os diferentes sentimentos negativos pelos quais você se depara durante o dia, tais como decepção, arrependimento, angústia, frustração, entre outros.
5-Quando uma situação adversa ocorrer, reflita sobre a maneira como você lidou com ela e identifique em quais pontos você pode melhorar nesse quesito. Dessa forma, você poderá evitar determinadas reações negativas e até planejar soluções mais criativas.

6- Tenha sempre o pensamento com foco no lado positivo do cenário. Esse tipo de atitude permite que você amadureça o seu emocional e se relacione melhor com os acontecimentos a sua volta.
As pessoas que conseguem desenvolver o autoconhecimento são capazes de equilibrar o seu interior com o mundo externo, tornam-se mais centradas, possuem mais autonomia e não realizam suas atividades apenas com base na opinião dos outros.
ATIVIDADE DA SEMANA (13 a 17 de julho)
Liste 10 qualidades e 10 pontos de melhoria sobre você mesmo. ESCREVA NA CAIXA DE COMENTÁRIO ESSA LISTA. E GUARDE OUTRA LISTA COM VC E LEIA SEMPRE QUE ESQUECER DAS SUAS 10 QUALIDADES E DOS 10 PONTOS A MELHORAR.
ATENÇÃO: Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar a atividade. A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) de texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários no rodapé desta página!



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(Semana do dia 06 à 10 de julho)


“Competências Socioemocionais”
São capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas.

Competências socioemocionais : você sabe quais são as dez habilidades mais usadas? Vamos ver cada uma delas e o seu significado.

Empatia: Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo.

Felicidade: Ser feliz é estar pleno no aqui e no agora. Felicidade é estar bem com o seu espírito, a sua mente e o seu corpo.
É estar em sintonia com seus valores, decisões e atitudes, com o que você pensa, fala e faz.

Autoestima: É o julgamento, a apreciação que cada um faz de si mesmo, é sua capacidade de gostar de si.

Ética: É a condição do ser humano de avaliar a sua conduta ou a de outro ser humano com base nos valores de uma sociedade.
Graças à ética sabemos diferenciar o que é bom e o que não é, se alguém é respeitável ou corrupto, leal ou indigno etc. É, enfim, a capacidade de decidir com base na valoração social.

Paciência: Uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional. Ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração.

Autoconhecimento: É conhecer a própria essência e ter pleno domínio de si mesmo, em pensamentos, desejos, esperanças, frustrações e crenças. Esse conceito nos permite traçar um mapa pessoal com oportunidade de interpretar melhor quem somos e, principalmente, onde queremos chegar. Assim, teremos um foco maior e também uma certeza do real motivo de estarmos aqui.


Confiança: Envolve a segurança de si e do próximo, pois significa que a crença de certos resultados ou consequências são alcançadas em determinadas situações. A confiança está relacionada com a sensação de olhar para uma ação futura, que vai acontecer, e ainda não ter uma certeza empírica.

Responsabilidade: É cumprir com o dever de assumir as consequências provenientes de nossos atos. Abrange uma amplitude de conceitos que têm relação com assumir as responsabilidades dos nossos atos praticados de forma consciente e intencionada.

Autonomia: Refere-se à capacidade que os seres humanos apresentam de poder tomar decisões por si, sem ajuda do outro. É estar empoderado da capacidade de decidir de forma livre e espontânea.

Criatividade: É a capacidade de usar habilidades para criar ferramentas ou adaptar-se ao meio. É encontrar respostas ou descobrir maneiras de inventar algo novo para melhorar a vida cotidiana.


“As habilidades socioemocionais pertencem a um conjunto de competências que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções”.
“Essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser”, tendo como base os "Quatro Pilares da Educação".

ATIVIDADE DA SEMANA DO DIA 06  À 10 DE JULHO
Após ler os textos e as imagens, explique o que você entendeu por competências socioemocionais? Indica uma ou mais competências socioemocionais que você já domina muito bem, e outras que você ainda não domina e o que esta fazendo ou vai fazer para dominar essas competências:

ATENÇÃO: Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar a atividade. A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) de texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários no rodapé desta página!
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(Semana do dia 29 a 03 de julho)
 PROJETO DE VIDA: 
"COMO EU ME VEJO E COMO O OUTRO ME VÊ"

Você se enxerga como realmente é ou como os outros querem que seja?
Isso pode parecer uma pergunta sem importância, mas na verdade é ideal para refletir sobre a imagem que temos de nos e como os outros nos veem.
Assim que resolvemos pensar nisso, nos damos conta de que talvez as demais pessoas não nos vejam da mesma forma como nós nos vemos. Por exemplo, como você se comporta, o que demonstra para elas, fará com que uma imagem sua seja formada, e talvez você não concorde com ela.
“Os espelhos são como a consciência. Nós nos vemos como somos e como não somos, pois quem se enxerga na profundidade do espelho tenta dissimular seus defeitos e consertá-los para parecerem melhores.” - Miguel Ángel Asturias-
Autorretrato
Muitos de nós estamos cheios de complexos que nos impedem de desfrutar de nós mesmos. Tudo isso se origina do fato de mostrarmos uma imagem da qual gostamos para o resto da pessoas. Estamos continuamente pensando em qual imagem mostrar aos demais, em como os outros irão nos ver… O que não sabemos é que muitas vezes as pessoas não nos veem como nós pensamos ou como queremos que nos vejam.
Sabe o que seria excelente? Começar a interagir com as pessoas que estão ao nosso redor e perguntar diretamente como nos enxergam. Isso pode nos ajudar a compreender como nosso ponto de vista não é único.
Se você fizer isso, descobrirá coisas que certamente nem pensava sobre você. Tudo o que lhe disserem ajudará a formar uma imagem real do que você projeta para o resto das pessoas. O que será que você descobrirá sobre si mesmo? Às vezes nos deixamos influenciar demais pelo que acreditamos que é esperado de nós. Como os outros querem que sejamos? Isso pode formar uma imagem externa de nós com a qual não nos sentimos identificados. Se estivermos com pessoas manipuladoras ou agressivas que nos julgam, podemos acabar mostrando uma imagem que em nada corresponde com a realidade. Por que nosso orgulho fica abandonado? Você está se tornando o que os demais querem que você seja? Não permita que isso aconteça.
Como você vê a si mesmo.


A forma como você se vê influenciará a maneira como os outros o enxergam. Se você tem complexos, eles se manifestarão e as pessoas notarão e saberão.
Aquilo que você pensa sobre si mesmo se converte em realidade, você querendo ou não. Tudo que passa pela sua mente se manifestará de alguma forma, por isso pense positivo e deixe o negativo em um lugar afastado. Pensar positivamente sobre si mesmo será muito benéfico.
A beleza é criada no interior. Todas as coisas boas, tudo que é positivo, tem que sair de você, não de outra pessoa. Por que se esconder? Manifeste seu eu verdadeiro, pois às vezes queremos ser quem não somos. Aceite-se, aceite sua beleza e manifeste-a.




Outra das coisas importantes que devemos levar em consideração é como tratamos os demais. Todos, absolutamente todos, irão falar sobre você, irão fornecer dados sobre sua personalidade.
Qualquer coisa: querer ser quem não é, tentar agradar a todos, ser você mesmo, não deixar que nada o influencie, ter personalidade, tudo é notado! O que devemos levar em consideração quando refletimos sobre nossa imagem? Dois fatores muito importantes:

Tratar os outros bem e ser respeitoso fará com que os demais o enxerguem com olhos positivos. É normal que um dia tenhamos um momento ruim, somos humanos! Mas a maneira como tratamos os outros influenciará a sua visão sobre nós.

“Não vemos as coisas como são, e sim como somos” 
-Jiddu Krishnamurti-
Sua perspectiva não é a única, e vemos as coisas não como elas são, e sim como somos. Se somos negativos veremos tudo negativo, e assim também enxergarão os demais, como pessoas negativas.

ATIVIDADE DA SEMANA DO DIA 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO

Faça o teste de perguntar como os outros o veem! Este pequeno exercício, que não custa nada, o ajudará a abrir os olhos e se olhar de outras perspectivas que não sejam a sua. O que você aprendeu sobre si mesmo? Escreva na caixa de comentário o resultado e qual foi a reflexão que fez depois de ter concluído  atividade.

"Entenda que seu ponto de vista não é o único real e verdadeiro".

ATENÇÃO: Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar a atividade. A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) de texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários no rodapé desta página!






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(Semana do dia 22 a 26 de junho)

AULA :

O que é Empatia:

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo
A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais. A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a forma como outra pessoa toma as decisões.

Empatia e simpatia

A empatia é diferente da simpatia, porque a simpatia é maioritariamente uma resposta intelectual, enquanto a empatia é uma fusão emotiva. Enquanto a simpatia indica uma vontade de estar na presença de outra pessoa e de agradá-la, a empatia faz brotar uma vontade de compreender e conhecer outra pessoa.

A simpatia, por exemplo, costuma unir as pessoas através das afinidades, ou seja, do que elas possuem em comum. Já a empatia não costuma acontecer necessariamente por afinidade, já que ela ocorre por um processo de compreensão da situação vivida pela outra pessoa.

O que é uma pessoa empática?

Ser empático é se identificar com outra pessoa ou com a situação vivida por ela. É saber ouvir os outros e se esforçar para compreender os seus problemas, suas dificuldades e as suas emoções.
Quando alguém diz “houve uma empatia imediata entre nós”, isso significa que houve um grande envolvimento, uma identificação instantânea. O contato com a outra pessoa gerou prazer, alegria e satisfação. Houve compatibilidade. Nesse contexto, a empatia pode ser considerada o oposto de antipatia.
Para ser empático é preciso conseguir ultrapassar as barreiras do egoísmo, do preconceito ou do medo do que é desconhecido ou diferente. Para que uma pessoa consiga exercer a empatia é preciso retirar a atenção de seus próprios problemas e manter seu foco de atenção na outra pessoa.

Empatia nas relações

A empatia pode ocorrer em todos os tipos de relacionamentos humanos: nas relações familiares, nas amizades, no ambiente de trabalho e até mesmo com pessoas desconhecidas. É um sentimento indispensável para melhorar a qualidade da comunicação e do relacionamento entre as pessoas.
Nas relações pessoais a empatia pode ser fundamental para a compreensão de dificuldades das pessoas com quem se convive, ajudando a diminuir e evitar conflitos. O mesmo pode ocorrer no ambiente de trabalho, já que a empatia pode ajudar que um colega compreenda as dificuldades enfrentadas por outro. A empatia entre pessoas que não se conhecem é a mais difícil de ocorrer, já que se caracteriza por um sentimento de compreensão com uma pessoa com quem não existe nenhum vínculo de afeto.Entretanto, é importante saber que a empatia é um sentimento que pode ser praticado. Uma das maneiras de exercitar a empatia é treinar manter um olhar de afeto sobre as necessidades de outras pessoas.

Diferenças:


ATENÇÃO A ATIVIDADE ABAIXO:
Atividade da semana do dia 22 a 26 de junho:
ATENÇÃO: Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar a atividade. A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) de texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários no rodapé desta página!

Vamos praticar a empatia?

Exercício para praticar empatia.
Sente-se em um lugar tranquilo, onde possa ficar só por no mínimo meia hora. Coloque o cachorro ou gato para fora. Desligue o telefone celular.
Assim como não dá para conhecer uma época sem conhecer sua história, não dá para conhecer uma pessoa sem conhecer sua vida.
Por isso, escolha uma pessoa que você conheça razoavelmente bem, com quem tenha tido ou ainda tenha uma convivência intensa ou tumultuada.
Aquela pessoa que às vezes te tira do sério, para quem acaba falando coisas que realmente não tinha intenção. Talvez uma pessoa que não te entende, que não tem simpatia por você.
Vamos tentar se colocar no lugar dela.
Pense nela, lembre-se dela. Veja sua imagem em sua mente. Ouça sua voz em seus ouvidos. Sinta seu cheiro em suas narinas.
Que histórias ela já contou de sua vida? O que você sabe sobre ela?
Tente lembrar-se de tudo. Cada detalhe. Mergulhe nessa pessoa.
Como ela se move? Como ela se coloca? Como ela se veste?
Como ela é? Como se sente? Como interage consigo mesmo, com as outras pessoas, com o mundo?
Qual é a sua narrativa pessoal de vida? Como ela se insere nessa narrativa?
Não se compare. Não pense no que teria feito no lugar dela. Não julgue.
Você não importa. Você não tem opinião. Você não existe. Você só entra no exercício como um ser humano visto através dos olhos dela, da visão de mundo dela, da biografia dela.
Como ela te vê? O que ela sabe de você? Como ela interpreta suas ações ou suas palavras a partir do ponto de vista dela?
Lembre-se: entendimento e compreensão, em sua essência, são operações de redução e de controle. Não estamos tentando entender ou definir essa pessoa; reduzi-la ao seu mínimo denominador para então rotulá-la.
A operação que buscamos é expansiva. Não dedução, ou seja, partir do geral para o específico, mas indução, ou seja, partir do específico para o geral.
Estamos tentando ter acesso à totalidade dessa pessoa. Ver o mundo como ela vê. Sentir como ela sente.
Entrar nela. Estar nela. Ser ela.
Não é fácil. Não tem manual. Cada pessoa é uma pessoa.

Após ter feito O EXERCÍCIO DA EMPATIA, escreva na caixa de comentário como foi essa experiência, explique o que sentiu ao se colocar no lugar da pessoa.



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(Semana do dia 15 a 19 de junho)

Projeto de Vida e os “Valores familiares”

A família independente de como ela é formada, sempre será um grande alicerce na vida de todos os seres humanos. Não importa se uma pessoa foi criada por seus pais biológicos, adotivos, por um parente, por dois pais ou duas mães, ou pelos irmãos mais velhos, esses laços sempre serão eternos. Pensar sobre o valor da família é importante para que o relacionamento que temos com os nossos entes mais próximos sejam sempre cuidados e alimentados. A nossa família é uma parte da história de cada um de nós e que deve ser honrada diariamente, pois é ali que tudo começou. Somos o reflexo daqueles que vieram antes de nós, fazemos parte deste sistema e quanto mais positivo e equilibrado ele for, melhor será também a qualidade da nossa existência. Grande parte do que somos hoje tem a influência direta da nossa família que, através de erros e acertos, contribuiu com o nosso desenvolvimento. É importante dizer que esses erros certamente tinham por trás uma intenção positiva de acertar e, de alguma forma, trouxeram algum tipo de ensinamento.
ATIVIDADE DA SEMANA
Responda na caixa de comentário no rodapé dessa página do blog.
Baseado nos seus valores familiares (aqueles que os seus pais e familiares lhes passaram), responda as perguntas abaixo:
ATENÇÃO: Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar a atividade. A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) de texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários no rodapé desta página!





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(Semana do dia 08 a 12 de junho)
“O sujeito que se abre ao mundo e aos outros inaugura com seu gesto a relação dialógica em que se confirma como inquietação e curiosidade, como inconclusão em permanente movimento da História.” – Paulo Freire

Avião  dos sonhos

"Em muitos momentos, vivemos situações que fogem do nosso controle, tais como  as ações das pessoas, do ambiente, das condições entre tantas outras.São tempestades,ventos que causam turbulência no nosso avião e a única coisa que podemos fazer a ajustarmos a nossa rota, trajeto para resistirmos.  A resiliência e o planejamento podem fazer toda a diferença para podermos chegar onde queremos".


 Assista o vídeo para construir o seu avião dos sonhos:


Atividade: "Avião dos sonhos" semana do dia 08 ao dia 12 de junho
Após realizar a analise das imagens, textos e o vídeo sobre como construir um avião de papel, realize a seguinte atividade:
1. Construa um avião de papel e nele escreva os seus sonhos, projetos de vida e ou desejos.
2. Pinte o seu avião deixe- bem bonito, deixe no seu quarto num lugar visível e pendurado como se estivesse a voar, tire uma foto e me envie pelo whatsaap particular.
ATENÇÃO:
Identifique-se com nome, número, série e o nome da atividade antes de me enviar a foto do seu avião dos sonhos no meu whatsaap.


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(Semana do dia 18 a 22 de maio)



Autoconhecimento é um termo usado na psicologia para descrever as informações que um indivíduo utiliza ao encontrar uma resposta para uma pergunta complexa: “Quem sou eu?”.
Conhecer a si mesmo é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento e crescimento do indivíduo em todas as áreas de sua vida.
Saber lidar com situações e emoções diversas impactam diretamente na forma com que nos relacionamos com as pessoas e com o mundo ao nosso redor. Consequentemente, a forma com que lidamos com as pessoas e situações impactam na nossa sensação de bem-estar e felicidade. Uma das principais características do autoconhecimento é que possibilita que o indivíduo se enxergue como ele realmente é, e não quem pensa ser. Em outras palavras, quer dizer que a pessoa tem clareza de sua personalidade, das suas atitudes e de suas emoções diante de situações e adversidades que são enfrentadas e vivenciadas em sua jornada.
Ter a consciência de quem é, e saber os pontos que precisa melhorar ou potencializar. Permite que o indivíduo desenvolva o seu máximo potencial e através de sua alta performance alcance o sucesso e realização pessoal e profissional.


Acesse e ouça a música no link:
www.youtube.com/watch?v=Se9XYKHQi3Y
MÚSICA 1: Caçador de Mim
(Milton Nascimento)

Por tanto amor
Por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz
Manso ou feroz
Eu, caçador de mim

Preso a canções
Entregue a paixões
Que nunca tiveram fim
Vou me encontrar
Longe do meu lugar
Eu, caçador de mim

Nada a temer senão o correr da luta
Nada a fazer senão esquecer o medo
Abrir o peito a força, numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura

Longe se vai
Sonhando demais
Mas onde se chega assim
Vou descobrir
O que me faz sentir
Eu, caçador de mim




Acesse e ouça a música no link:

MÚSICA 2: Autoconhecimento

(Denis Soares)

Conhece-te a ti mesmo e a verdade conhecerá
Veja como o mundo mais belo será
A sabedoria é a chave da evolução
É preciso entender superar a razão
Conhecer o mundo conhecer você
É preciso crescer, autoconhecer
Tu és um mundo cheio de amor
Existe um universo lindo em seu interior
Desvende os mistérios do seu coração
Acharás tanta paz para dar
Solte a tristeza viva com emoção
Num mundo de tanta beleza

É preciso amar (é preciso amar...)



Atividade da semana do dia 18 a 22 de maio

RESPONDA NA CAIXA DE COMENTÁRIOS:

Porque é importante nos autoconhecermos?

ATENÇÃO:

Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar a atividade.


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(Semana do dia 11 a 15 de maio)



Atividade da semana do dia 11 ao dia 15 de maio
Após realizar a analise das imagens escreva na caixa de comentários no rodapé desta página as seguintes perguntas:
1. Qual o significado e a origem do seu nome?
2. Quem escolheu o seu nome?
3. Você gosta do seu nome? Se você pudesse escolher o seu nome, qual seria?
ATENÇÃO:
Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar a atividade.
A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) de texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários no rodapé desta página!

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(Semana do dia 4 a 8 de maio)

PARA REFLETIR...

Atividade da semana do dia 4 a 8 de maio.
O que você está fazendo hoje que te deixa mais próximo do seu projeto de vida?
Deixe a sua resposta na caixa de comentário abaixo com o máximo de 300 caracteres.

ATENÇÃO: 
Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar o texto na caixa de comentários abaixo.
A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários! Não será enviado de outra forma! CUIDADO!


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