Projeto de Vida 1ª série
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO
CONTEXTO DA PANDEMIA
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS são
capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos
comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros,
estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas.
Elas podem ser observadas em nosso padrão costumeiro de ação e reação frente a
estímulos de ordem pessoal e social. Entre outros exemplos, estão a
persistência, a assertividade, a empatia, a autoconfiança e a curiosidade para
aprender.
Ainda
que todas as competências sejam importantes para o desenvolvimento pleno das
pessoas, algumas habilidades são ainda mais essenciais em momentos de crise,
como essa de pandemia que todo o mundo está vivendo, quando temos que lidar com
um quadro de isolamento social, ansiedade, medo de contaminação, adaptação a
novas rotinas etc.
Dentro
do contexto que os brasileiros têm vivido, selecionamos algumas competências e
mostramos porque elas são fundamentais. Para cada uma delas, você encontrará
muitas dicas de como agir nesse momento.
EMPATIA
A
vida está em suspensão. O ir e vir está restrito, as fronteiras nacionais estão
sendo fechadas, as pessoas estão enfrentando o isolamento domiciliar, os
estudantes estão sem aulas. Essa experiência de reclusão e de incerteza afeta
nossos pensamentos, comportamentos e emoções.
No
meio a tudo isso, a empatia tem sido citada como uma competência socioemocional
que faz toda a diferença no enfrentamento dessa crise mundial. E mesmo quando
tudo passar, e vai passar, a empatia deve permanecer “em ação”, pois ainda
levará um tempo para se entender as mudanças que esse novo cenário gerou na
vida de cada um e a compreensão será essencial para se lidar com as
consequências.
Por que empatia é importante?
Quando
temos empatia, podemos entender as necessidades e os sentimentos de outras
pessoas e oferecer apoio de acordo com o que elas precisam.
Lembre-se: gentileza gera
gentileza.
O que fazer?
Estar
em autoisolamento não significa adotar um comportamento individualista. Manter
contato por telefone ou WhatsApp com amigos e familiares para ouvir e acolher é
algo fácil de ser realizado e que não custa nada.
Que
tal fazer do isolamento uma corrente solidária para apoiar (des) conhecidos? Um
telefonema para um grupo de vizinhos, por exemplo, pode fazer toda a diferença
e minimizar o estresse emocional deste período.
O
vírus não escolhe pessoas. Exercite sua empatia para acolher e não discriminar
quem está doente. Proteja-se nas redes sociais de mensagens agressivas e
preconceituosas.
O
exercício da empatia é um exercício de conexão com o outro. No entanto, para
que essa conexão não se torne uma experiência angustiante ou paralisante, é
preciso ter compaixão pelo sofrimento do outro, o que gera em nós a motivação
para fazer algo concreto e que ajude genuinamente.
Para
adolescentes e jovens que estão em isolamento, é importante buscar expressar-se
com familiares, professores e colegas. Ninguém quer ou gosta de ficar em casa o
tempo todo, mas buscando compreender o que está sentindo, conversando sem medo
sobre isso com adultos e amigos e agindo com empatia com os outros, será mais
fácil passar por esse momento.
FOCO E PERSISTÊNCIA
Dia
a dia estamos expostos a inúmeras informações sobre diversos assuntos.
Especialmente no momento atual, notícias sobre o COVID-19 chegam até nós por
diferentes mídias numa velocidade alarmante. O volume de informações e a
necessidade de nos mantermos atualizados pode acabar nos induzindo ao consumo
de informações equivocadas, gerando um nível de preocupação acima do necessário
e nos deixando desnecessariamente abalados.
Para
nos mantermos calmos e atentos à qualidade das informações que estamos consumindo
e divulgando, foco e persistência são duas competências socioemocionais
fundamentais.
O
que são foco e persistência?
Foco –
é a capacidade de manter a atenção, concentrar-se nas tarefas e evitar
distrações, mesmo quando realizando ações repetitivas.
Persistência –
é quando superamos obstáculos para atingir objetivos importantes, persistindo e
terminando as ações planejadas. A ênfase em completar tarefas já iniciadas, em
vez de procrastinar ou desistir. Está relacionado a conceitos de perseverança e
esforço.
Ter
foco e persistência significa saber direcionar a atenção e a concentração para
as atividades que são realmente importantes neste momento, a superar obstáculos
e a continuar em frente.
Por que o foco e a persistência são
importantes?
Foco
e persistência nos ajudam a lidar com o volume de informações que estamos
recebendo, a ir atrás de suas fontes para identificar quais são confiáveis e
úteis e selecionar aquelas que merecem ser passadas adiante. Também colaboram
para enfrentar os desafios do cotidiano da vida em isolamento, pois são elas
que nos ajudam a seguir em frente em situações de estresse, como é o isolamento
social.
O que fazer?
Tente
não consumir notícias que aumentem seu nível de estresse, medo e ansiedade e
busque informações apenas de fontes confiáveis e oficiais, como a Organização
Mundial de Saúde (OMS) e as autoridades locais.
Não
passe o dia todo buscando informações: o faça apenas uma ou duas vezes por dia,
evitando uma quantidade de dados muito grande e desnecessária.
Evite
dar corda para boatos e “fake news”, e evite mais ainda disseminá-los para seus
contatos sem checar a veracidade do conteúdo, pois isso causa ainda mais
angústia e estresse.
Construa
planos e um passo a passo com o que quer que seja necessário para viver uma
rotina de maior isolamento do contato físico nesse momento.
Para adolescentes e jovens que estão em isolamento, que tal contribuir com seus familiares no estabelecimento das novas rotinas? Procurar por atividades de seus interesses e que possam ser realizadas em família é um bom começo!
RESPONSABILIDADE
Estar
em isolamento durante o período de quarentena e vivenciar a restrição de muitos
de nossos hábitos diários nos exige uma grande capacidade de adaptação. Mais do
que a necessidade de adaptar-se e renunciar à nossa rotina, por um período de
tempo indefinido, lidamos com a exigência da inversão da lógica de se pensar de
forma individual para pensarmos no coletivo, do qual também fazemos parte.
Pensar
de forma coletiva diante da situação que se impõe requer de nós uma competência
socioemocional fundamental, a responsabilidade para fazermos o que é melhor
para todos. É importante estar ciente de que somente se todos formos
responsáveis e agirmos em sociedade de acordo com o esperado é que a situação
poderá ser controlada para diminuir os impactos.
O que é responsabilidade?
Ter
responsabilidade consiste em gerenciar a nós mesmos a fim de conseguir realizar
nossas tarefas, cumprir compromissos e promessas que fizemos, mesmo quando é
difícil ou inconveniente para nós. Significa agir de forma confiável,
consistente e previsível, para que outras pessoas sintam que podem contar
conosco e assim confiar em nós no futuro. Está relacionada com adotar posturas
e atitudes comprometidas com o bem-estar comum e o envolvimento em sociedade de
maneira cidadã.
Por que a responsabilidade é importante?
A
responsabilidade nos ajuda a cumprir nossas obrigações e compromissos, mesmo
que isso não nos agrade tanto. Agindo assim, nos tornamos confiáveis e fazemos
outras pessoas se sentirem bem, porque elas podem contar conosco sempre que
precisarem.
O que fazer?
Proteja
os outros de ficarem doentes. Mantenha hábitos de higiene como lavar as mãos
com sabão e/ou álcool, cobrir a boca e o nariz com um lenço ou cotovelo ao
espirrar e tossir. Caso apresente os sintomas do COVID-19, procure cuidados
médicos.
Evite
sair de casa, mesmo que não tenha os sintomas da doença. Assim você evita
também se expor desnecessariamente ao vírus ou transmiti-lo para as outras
pessoas. Ficar em casa é um ato de responsabilidade social!
Evite
compartilhar tudo que você vê e recebe nas redes sociais. Procure informações
de fontes confiáveis para saber como você pode agir e contribuir para manter
todos em segurança.
Evite
comprar mantimentos em quantidade desnecessária, compre apenas o que irá
consumir. O comportamento de estocar itens de supermercado e farmácia é
irresponsável e faz com que nem todos tenham a mesma oportunidade de acesso, ficando
vulneráveis.
TOLERÂNCIA AO ESTRESSE
Sabemos
que períodos de isolamento são um desafio para a saúde física e mental. Rotinas
que precisam se reorganizar, aumento do comportamento multitarefa, acesso a
inúmeras informações sobre o COVID-19 a cada dia... Para lidar com o medo,
frustração, tédio e outros sentimentos comuns nesse período, é preciso aprender
a desenvolver maior tolerância ao estresse.
O que é tolerância ao estresse?
É
a competência que ajuda a regular a ansiedade e responder a situações
estressantes com calma, sem deixar que as preocupações impeçam a resolução de
problemas. A tolerância ao estresse é um dos componentes da resiliência
emocional, que é o que nos permite manter um equilíbrio diante de contextos
adversos ou situações de risco. Para isso, é preciso lidar com sentimentos como
raiva, ansiedade e medo, por exemplo, sem que isso abale a confiança.
Ou
seja, a tolerância ao estresse é uma das competências para saber lidar com
situações que nos tiram de nossa zona de conforto e que exigem calma e
discernimento, o que envolve autoconhecimento e saber se apoiar na própria
força interior, estando atento ao modo com que se reage às frustrações, sejam
elas pequenas ou grandes.
Por que a tolerância ao estresse é
importante?
Quando
temos maior tolerância a situações de estresse, podemos encontrar o caminho
para manter a calma em situações difíceis, manter o equilíbrio e não perder o
controle de nossas emoções. Conseguimos reconhecer a frustração e saber o
significado dela para nossas atitudes, mas com uma perspectiva mais
propositiva, mesmo quando as coisas não acontecem do jeito que esperávamos.
Assim, pode ser reduzida a probabilidade de depressão e ampliadas as situações
de bem-estar.
O que fazer?
Mantenha
a atenção a seus sentimentos e demandas internas. Sempre que perceber que está
em estado mais agitado, de nervosismo ou com pensamentos negativos, procure
conversar com alguém de confiança.
Para
manter a saúde mental e física, que tal aprender novos exercícios físicos
simples para fazer em casa todos os dias? O exercício constante, o sono regular
e uma dieta balanceada ajudam.
Ter
um diário pode ajudar a extravasar pensamentos e sentimentos. Escrever é um
modo de elaborar nossas emoções e ajuda no autoconhecimento.
Para adolescentes e jovens que estão em isolamento, além de manter o diálogo em família, que tal organizar um momento para movimentar o corpo por meio de práticas de dança ou de atividades físicas possíveis de serem feitas em família? Mexer o corpo ajuda a diminuir o estresse, além de ser muito divertido!
Após ler e compreender sobre as
competências soicoemocionais no contexto da pandemia, realize a atividade
abaixo:
ATIVIDADE
BIMESTRAL : “Estudantes protagonistas em ação”
Tendo
o protagonismo do estudante como foco da nossa escola, essa atividade trabalha
competências socioemocionais como iniciativa social, responsabilidade e interesse
artístico.
Nessa
atividade, o seu desafio estudante será pensar, ampliar e compartilhar nas
redes sociais o que têm feito para continuar sendo estudantes protagonistas.
Isso será feito na forma da gravação de um vídeo para o YouTube de até 3
minutos, contando o que tem feito para estudar em casa sozinho, com seus
familiares ou colegas.
Uma segunda etapa dessa atividade é focada no contato entre os próprios estudantes. A proposta é que vocês combinem sessões de estudo entre si usando meios digitais, como vídeo-conferência ou até mesmo via WhatsApp. Depois, deverão relatar como foi a experiência e os avanços que conquistaram.
OBS:
ENTREGAR A ATIVIDADE ATÉ DIA 20 DE NOVEMBRO, SERÁ A ÚNICA ATIVDADE DO BIMESTRE,
PORTANTO FIQUEM ATENTOS A DATA.
Essas habilidades pertencem a um conjunto de competências que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções. Essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser.
As habilidades socioemocionais são um conjunto de aptidões desenvolvidas a partir da Inteligência Emocional de cada uma das pessoas. Em resumo, elas apontam para dois tipos de comportamento: a sua relação consigo mesmo (intrapessoal) e também a sua relação com outras pessoas (interpessoal).
AGORA ASSISTAM O VÍDEO “Fragmentos” DO LINK ABAIXO E RESPONDAM AS PERGUNTAS QUE ESTÃO NO FINAL DO VÍDEO, NA CAIXA DE COMENTÁRIO DO BLOG NO RODAPÉ DESTA PÁGINA.
LINK DO VÍDEO/ ATIVIDADE: https://www.youtube.com/watch?v=V-rXgE_ZDLg
(Semana do dia 31 de agosto á 12 de setembro)
Habilidade e objetivo: Identificar as forças e os recursos pessoais para projetar o futuro e desenvolver competências socioemocionais e cognitivas com o objetivo de possibilitar o protagonismo no planejamento do futuro.
Caros alunos como vocês já viram, as decisões que tomam têm consequências em sua vida. É interessante fazer uma reflexão sobre quais forças cada um deve mobilizar/cuidar/ desenvolver hoje para ter melhores possibilidades no futuro. Peço que registrem as conclusões dessa reflexão pessoal no Diário de Práticas e Vivências ( caderno).Após feito isso compartilhem o que escreveram comigo( via whatsaap). Não esqueçam da importância das ações concretas necessárias para a mobilização das forças, em direção ao seu projeto de vida, lembrando, por fim, que o Projeto de Vida se constrói no cotidiano.
Meu presente / Meu futuro
Atividade de Formação para a
Cidadania, as opções na vida, projeto de vida
Objetivo: Perceber que a
construção do futuro depende das vivências e escolhas do presente.
Material: Papel ofício,
lápis, lápis de cera e fita crepe.
Desenvolvimento:
1. Com posse de papel, lápis preto, lápis de cores e de cera, canetinha colorida eo que mais desejarem e tiverem para fazerem a sua obra de arte, representem, através de desenho, o momento que estão vivendo, compondo um retrato intitulado ''Meu presente''.
2. Pegue uma nova folha de papel, e desenhe a representação do futuro que imaginam e gostariam para si. A este retrato
devem chamar ''Meu futuro''.
3- Após fazer os desenhos acima, explique através de uma legenda em cada um dos desenhos, o seu
significado. e por fim faça um relato de como pretende aproximar o presente momento ao momento futuro. lembrando que o seu projeto de vida faz ponte entre esses dois tempos( presente e futuro), explique o que esta fazendo hoje ( presente) para alcançar o futuro desejado ( projeto de vida).
(Semana do dia 10 à 21 de agosto)
Passo 1: descubra quem você é.
Esse
é o ponto de partida. Você só chegará a algum lugar se souber quem é e o que
quer. Veja algumas perguntas que podem ajudá-lo nessa descoberta:
• Quais
são meus valores básicos?
•
Quais são meus pontos fortes?
• No
que preciso melhorar?
•
Quais as oportunidades que poderei aproveitar?
• O
que ameaça meus planos?
•
Quanto de meu tempo vivo no passado, remoendo ou analisando fatos que já
ocorreram?
•
Quanto de meu tempo me dedico a pensar no futuro, sonhando, imaginando,
esperando e planejando?
• E
quanto ao presente?
Passo 2: coloque sua missão no papel
Seu
sonho pessoal, o significado da sua vida, deve estar muito claro para você. O
que pretende ser e atingir na vida? Não se trata de objetivos como “estudar
inglês” ou “comprar minha casa”, mas sim do que você espera da vida.
Passo 3: Faça parcerias
Você
precisa de outras pessoas para cumprir sua missão e realizar seu projeto de
vida. Isso significa que outras pessoas farão parte de seu planejamento.
Você
precisa de pessoas que o apoiem e seu sucesso depende da qualidade de suas
interações com seus parceiros. Por isso:
• Busque
um mentor ou mentores, pessoas que sirvam de exemplo e o orientem em suas
decisões.
•
Gerencie seus stakeholders (pessoas envolvidas em seu projeto, que podem dar
suporte). Faça uma lista de nomes e especifique o tipo de influência que cada
um pode exercer em sua vida.
Revise
sempre as ações que determina para aproveitar melhor esses contatos.
Passo 4: crie uma visão para sua vida
Estabeleça
metas que pretende atingir e defina o período de tempo em que isso deve
acontecer.
É
fundamental quantificar e especificar ao máximo, para depois poder mensurar os
resultados do seu projeto de vida. Por exemplo: “pretendo ampliar minha rede de
relacionamentos profissionais de 20 para 50 pessoas, em 2 meses”.
Assim
poderá saber exatamente se atingiu a meta.
Fique atento para o seguinte roteiro:
•
Inicie com visão de curto prazo, fazendo projeções para daqui a 1 ou 2 anos
•
Amplie os horizontes, planejando seus objetivos para daqui a 5 anos
• A
visão de médio prazo deve atingir os próximos 10 anos e por fim, o planejamento
de longo prazo, que vai até a sua aposentadoria.
É
preciso lembrar que nenhum desses planos é definitivo. As coisas mudam e os
planos precisarão de adaptações diante das mudanças.
Passo 5: gerencie seu tempo
Talvez
essa seja a etapa mais difícil, principalmente nos dias de hoje, que o tempo
parece voar diante de nós. É muito importante que você saiba gerenciar seu
tempo e saber classificar as coisas por ordem de prioridade:
Importantes são
os projetos que têm influência direta sobre os resultados que você pretende
atingir. Urgentes são as coisas que
devem ser resolvidas rapidamente, mas que não têm necessariamente importância
As
crises devem ser resolvidas imediatamente, porque são urgentes e importantes. É
como atrasar a entrega do projeto do seu principal cliente, por exemplo. Os
planos são importantes, mas não urgentes – é o caso do desenvolvimento
profissional e pessoal.
Telefonemas
e e-mails são coisas triviais, do dia-a-dia, e por isso são urgentes, mas não
importantes. Por fim, há aquelas coisas que não são nem importantes nem
urgentes: mania de perfeição, por exemplo.
Muitas
vezes acabamos dando muita atenção a coisas que não são tão importantes, e isso
nos rouba um tempo precioso.
Passo 6: administre suas finanças
Sim, é preciso fazer papel de economista para elaborar o projeto de vida. Faça orçamentos detalhados para as suas metas, determinando a quantidade de dinheiro necessária para realizar cada meta, as alternativas para conseguir essa receita e um plano para administrar os gastos (considerando uma porcentagem extra para os imprevistos).
A partir daí, é preciso controlar os custos e compará-los às previsões feitas.
Passo 7: conte com os riscos
Não dá para se ter certeza de como será o futuro, mas podemos sempre nos prevenir. Riscos comuns do dia a dia, como uma doença, assalto, ficar desempregado, pode colocar seu projeto de vida em risco.
É preciso saber lidar com essas adversidades.
Passo 8: junte todas as peças
Esses
são os 7 fundamentos que orientarão seu projeto de vida. Agora é preciso
gerenciar tudo ao mesmo tempo. Difícil? Pois é, mas tanto nos projetos
corporativos como na vida pessoal existe uma conexão forte entre as várias
áreas.
Atividade
da semana do dia 10 à 21 de agosto:
Ponha tudo no papel e utilize agenda, computador e todas as ferramentas possíveis para ajudá-lo na organização das ideias e ações. Dá trabalho, mas o mais importante é que dá certo!
• Inicie com visão de curto prazo, fazendo projeções para daqui a 1 ou 2 anos
•
Amplie os horizontes, planejando seus objetivos para daqui a 5 anos
• A
visão de médio prazo deve atingir os próximos 10 anos e por fim, o planejamento
de longo prazo, que vai até a sua aposentadoria.
É
preciso lembrar que nenhum desses planos é definitivo. As coisas mudam e os
planos precisarão de adaptações diante das mudanças.
(Semana do dia 13 à 17 de julho)
“Autoconhecimento e autocontrole”: competências essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.
__________________________
(Semana do dia 06 à 10 de julho)
Empatia: Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo.
Felicidade: Ser feliz é estar pleno no aqui e no agora. Felicidade é estar bem com o seu espírito, a sua mente e o seu corpo.
Autoestima: É o julgamento, a apreciação que cada um faz de si mesmo, é sua capacidade de gostar de si.
Ética: É a condição do ser humano de avaliar a sua conduta ou a de outro ser humano com base nos valores de uma sociedade.
Paciência: Uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional. Ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração.
Autoconhecimento: É conhecer a própria essência e ter pleno domínio de si mesmo, em pensamentos, desejos, esperanças, frustrações e crenças. Esse conceito nos permite traçar um mapa pessoal com oportunidade de interpretar melhor quem somos e, principalmente, onde queremos chegar. Assim, teremos um foco maior e também uma certeza do real motivo de estarmos aqui.
Confiança: Envolve a segurança de si e do próximo, pois significa que a crença de certos resultados ou consequências são alcançadas em determinadas situações. A confiança está relacionada com a sensação de olhar para uma ação futura, que vai acontecer, e ainda não ter uma certeza empírica.
Responsabilidade: É cumprir com o dever de assumir as consequências provenientes de nossos atos. Abrange uma amplitude de conceitos que têm relação com assumir as responsabilidades dos nossos atos praticados de forma consciente e intencionada.
Autonomia: Refere-se à capacidade que os seres humanos apresentam de poder tomar decisões por si, sem ajuda do outro. É estar empoderado da capacidade de decidir de forma livre e espontânea.
Criatividade: É a capacidade de usar habilidades para criar ferramentas ou adaptar-se ao meio. É encontrar respostas ou descobrir maneiras de inventar algo novo para melhorar a vida cotidiana.
“As habilidades socioemocionais pertencem a um conjunto de competências que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções”.
“Essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser”, tendo como base os "Quatro Pilares da Educação".
(Semana do dia 29 a 03 de julho)
-Jiddu Krishnamurti-
ATIVIDADE DA SEMANA DO DIA 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO
Faça o teste de perguntar como os outros o veem! Este pequeno exercício, que não custa nada, o ajudará a abrir os olhos e se olhar de outras perspectivas que não sejam a sua. O que você aprendeu sobre si mesmo? Escreva na caixa de comentário o resultado e qual foi a reflexão que fez depois de ter concluído atividade.
ATENÇÃO: Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar a atividade. A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) de texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários no rodapé desta página!
__________________________
(Semana do dia 22 a 26 de junho)
AULA
:
O que é Empatia:
Empatia e simpatia
O que é uma pessoa empática?
Empatia nas relações
Diferenças:

Vamos praticar a empatia?
__________________________
(Semana do dia 15 a 19 de junho)
Projeto de Vida e os “Valores familiares”
Avião dos sonhos
2. Pinte o seu avião deixe- bem bonito, deixe no seu quarto num lugar visível e pendurado como se estivesse a voar, tire uma foto e me envie pelo whatsaap particular.
____________________________________
(Semana do dia 18 a 22 de maio)

(Milton Nascimento)
MÚSICA 2: Autoconhecimento
(Denis Soares)
(Semana do dia 11 a 15 de maio)
ATENÇÃO:
________________________________
(Semana do dia 4 a 8 de maio)
PARA REFLETIR...
O que você está fazendo hoje que te deixa mais próximo do seu projeto de vida?
Deixe a sua resposta na caixa de comentário abaixo com o máximo de 300 caracteres.
ATENÇÃO:
Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar o texto na caixa de comentários abaixo.
A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários! Não será enviado de outra forma! CUIDADO!
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