2ª série


QUERIDOS ALUNOS BEM -VINDOS AO NOSSO BLOG DE HISTÓRIA

PROFESSORA JANICE
Encontro entre os europeus e as civilizações da África, Ásia e da América
Nos séculos XV, XVI E XVII ocorreu a grande expansão marítima comercial dos países europeus. Através das Grandes Navegações, pela primeira vez na história, o mundo seria totalmente interligado. Muitos povos da África, Ásia e América foram conquistados e colonizados. Esse contato entre os europeus e os povos nativos teve profundas transformações para sempre na vida de ambos.
O encontro entre europeus e povos do continentes africano e asiático era pautado pelo comércio de especiarias, até que os europeus decidiram escravizar os africanos e lucrar com o comércio de escravos.
ÁFRICA
Assista o link sobre a escravidão africana:
Escravidão
Com a expansão marítima europeia, a partir do século XV, os contatos entre a Europa e a África tornaram-se intensos e, com eles, a escravidão ganhou mais mercados através do tráfico atlântico, que passou a ter o Novo Mundo como destino.
Os portugueses estabeleceram privilegiadas condições de negociação, estabelecendo grande volume de atividades e possibilitando o aumento das influências externas sobre a África Atlântica.
Tráfico atlântico:
-Fluxo externo para as Américas;
- Preferência por escravos homens, por crianças e adolescentes.
-Cerca de 90% dos escravos transferidos para as Américas partiram da África Atlântica (antigos reinos de Gana e Mali).
-As intensas intromissões externas contribuíram para desestabilizar os reinos africanos, cada vez mais dependentes das potências europeias.
-O fluxo escravista a partir da África Atlântica acabou também disseminando, através do êxodo escravo, vários elementos da cultura nativa africana para as Américas, então significativa parte da base sociocultural das sociedades formadas nas Américas receberam influências diretas dos povos da África Atlântica;
-As populações escravas passaram a constituir a população americana, agindo no processo de produção colonial, mas a devida integração à sociedade ainda não foi concluída mesmo após o fim do trabalho escravo;
-A continuidade do tráfico escravo foi trágica para vários reinos, aldeias e povoados africanos, que passaram a ser atacados para obtenção de pessoas que seriam submetidas ao escravismo no Mundo Atlântico.
ÁSIA
Assista o link sobre as especiarias

Especiarias podiam ser uma flor, um fruto, uma semente, uma casca de planta, secos e com forte aroma, como cravo, canela, noz-moscada, canela, gengibre, sândalo, entre outras.
A descoberta de um caminho marítimo para a Ásia intensificou os contatos entre os europeus e alguns povos asiáticos. Ao conhecer essas sociedades, muitas vezes os europeus se surpreendiam. Em 1510, os portugueses conquistaram a cidade de Goa, na costa oeste da Índia, e aí instalaram uma feitoria (fortificação primitiva onde eram armazenadas e comercializadas mercadorias). “Estamos convencidos de que somos os homens mais astutos que se pode encontrar, e o povo aqui nos ultrapassa em tudo […] Fazem melhores contas de memória do que nós, e parece que nos são superiores em inúmeras coisas, exceto com a espada na mão, a que eles não conseguem resistir.” Essa declaração demonstra o sentimento de superioridade dos europeus sendo desfeito pela realidade que encontraram na Ásia do século XVI. Naquela época, as sociedades asiáticas dominavam muito mais conhecimentos e se organizavam de forma muito mais complexa do que os europeus imaginavam.
O livro do viajante Marco Polo, nascido em Veneza, é um exemplo de fonte de informação, em que relatava as viagens que fez pelo Oriente (incluindo a China), as riquezas, as características e os costumes dos povos com que teve contato.
Marco Polo em uma de suas viagens. Observem o que ele carregava em seu navio: novidades do Oriente.
Na época, acreditava-  -se que a Terra era plana (semelhante ao formato de um prato) e que os navios, quando chegavam ao fim do mundo (na linha do horizonte), caíam em um abismo sem fim.

Apesar de muitas lendas existentes, que geravam medo sobre o mar e o que era desconhecido, alguns europeus o encaravam de forma destemida e otimista. Nos mares, estava a oportunidade de encontrar novos mundos, instigando a aventura e a busca por uma vida melhor.
“Navegar é preciso, viver não é preciso” (Fernando Pessoa)
Imagem: Ilustração do livro de Edward Grant, "Celestial Orbs in the Latin Middle Ages", Isis, Vol. 78, No. 2. (Jun., 1987), pp. 152-173. / Autor Desconhecido / Disponibilizado por Fastfission / United States Public Domain.
AMÉRICA

O resultado das Grandes Navegações foi o “descobrimento” de uma série de novos locais pelos portugueses, como Açores e Madeira (ilhas atlânticas). Esse processo resultou também na chegada dos europeus ao continente americano em 1492. Em 1500, os portugueses chegaram ao Brasil e deram início à colonização da América Portuguesa.




Atividade da semana do dia 11 ao dia 15 de maio
Após realizar a leitura dos textos e assistir os vídeos, escreva na caixa de comentários no rodapé desta página a seguinte atividade:
Explique quais eram os principais interesses dos europeus na África, Ásia e América, pontuando um interesse específico de cada continente.
ATENÇÃO:
Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar a atividade.
A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) de texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários no rodapé desta página!
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(Semana do dia 4 a 8 de maio)


Olá pessoal, aqui está o link de um vídeo e dois textos sobre os conteúdos já estudados em sala de aula nesse início do 1º bimestre, para ajudar no processo de ensino aprendizagem.

Absolutismo Monarquio, Formação dos Estados Nacionais e a Formação da Classe Burguesa
Texto 1: Burguesia
A classe burguesa consiste num grupo social dominante dentro do sistema capitalista. Trata-se, na prática, daquele grupo de pessoas que detém os bens de produção ou o capital.  Originalmente, o termo burguesia está associado ao vocábulo “burgos”, como eram chamadas as pequenas cidades que surgiram com o renascimento da atividade comercial no fim da Idade Média.  Dessa forma, a palavra burguesia surge para denominar a classe social comerciante que ascendia com o enfraquecimento do feudalismo. No entanto, é importante enfatizar que esta não é uma classe social homogênea. A burguesia não é composta apenas pelos proprietários dos meios de produção, como os donos de fábricas, por exemplo. Essa classe social pode ser dividida em: alta burguesia (aquela que de fato detém os meios de produção); média burguesia (comerciantes e profissionais liberais); e pequena burguesia (pequenos comerciantes e artesãos). São esses burgueses Qque ajudarão na volta do poder central do rei (absolutismo), e serão esses mesmos que irão mais tarde questionar esse poder centralizado.
Assista o vídeo SOBRE A FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO:
www.youtube.com/watch?v=X7cVUO_bWi4&t=18s
Características do mercantilismo
Texto 2: Características básicas do mercantilismo
O mercantilismo variou de um país para outro, mas apresentou alguns princípios básicos. Vamos ver quais foram eles?
Metalismo ou Bulionismo: quanto mais ouro e prata uma nação possuísse, mais rica ela seria. Por isso, muitos governos evitavam a saída de metais preciosos dos cofres do Estado.
Balança comercial favorável: princípio decorrente do metalismo. Na época, o dinheiro era feito de outro e prata e para reter esses metais em um país era necessário exportar o máximo e importar o mínimo, obtendo um saldo positivo na balança comercial.
Protecionismo: incentivo ao comércio, à indústria e à marinha mercante nacionais, protegendo-os da concorrência externa. Recomendava-se o aumento dos impostos sobre os produtos estrangeiros a fim de torná-los mais caros do que os nacionais.
Estímulo às manufaturas locais: ao aumentar a produção de bens manufaturados (tecidos e ferramentas, por exemplo) os governos abasteciam o mercado interno, exportavam mais e diminuíam as importações, o que rendia mais moedas para a Coroa.
Conquista de colônias: as colônias deveriam comercializar apenas com as metrópoles.
Atividade da semana do dia 4 a 8 de maio.
Após a leitura dos textos e assistir o vídeo escreva na caixa de comentário abaixo um texto argumentativo (máximo de 300 caracteres) sobre o surgimento da classe burguesa no contexto da formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
ATENÇÃO: 
Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar o texto argumentativo na caixa de comentários abaixo.
A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários! Não será enviado de outra forma! CUIDADO!



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