2ª série
QUERIDOS ALUNOS BEM -VINDOS AO NOSSO BLOG DE HISTÓRIA
PROFESSORA JANICE
Encontro
entre os europeus e as civilizações da África, Ásia e da América
Nos séculos XV, XVI E XVII ocorreu a
grande expansão marítima comercial dos países europeus. Através das Grandes
Navegações, pela primeira vez na história, o mundo seria totalmente interligado.
Muitos povos da África, Ásia e América foram conquistados e colonizados. Esse
contato entre os europeus e os povos nativos teve profundas transformações para
sempre na vida de ambos.
O encontro entre europeus e povos do
continentes africano e asiático era pautado pelo comércio de especiarias, até
que os europeus decidiram escravizar os africanos e lucrar com o comércio de
escravos.
ÁFRICA
Assista o link sobre a escravidão africana:
Escravidão
Com a expansão
marítima europeia, a partir do século XV, os contatos entre a Europa e a África
tornaram-se intensos e, com eles, a escravidão ganhou mais mercados através do
tráfico atlântico, que passou a ter o Novo Mundo como destino.
Os portugueses
estabeleceram privilegiadas condições de negociação, estabelecendo grande
volume de atividades e possibilitando o aumento das influências externas sobre
a África Atlântica.
Tráfico atlântico:
-Fluxo externo
para as Américas;
- Preferência
por escravos homens, por crianças e adolescentes.
-Cerca de 90%
dos escravos transferidos para as Américas partiram da África Atlântica
(antigos reinos de Gana e Mali).
-As intensas
intromissões externas contribuíram para desestabilizar os reinos africanos,
cada vez mais dependentes das potências europeias.
-O fluxo
escravista a partir da África Atlântica acabou também disseminando, através do
êxodo escravo, vários elementos da cultura nativa africana para as Américas,
então significativa parte da base sociocultural das sociedades formadas nas
Américas receberam influências diretas dos povos da África Atlântica;
-As populações
escravas passaram a constituir a população americana, agindo no processo de
produção colonial, mas a devida integração à sociedade ainda não foi concluída
mesmo após o fim do trabalho escravo;
-A continuidade
do tráfico escravo foi trágica para vários reinos, aldeias e povoados
africanos, que passaram a ser atacados para obtenção de pessoas que seriam
submetidas ao escravismo no Mundo Atlântico.
ÁSIA
Assista o link sobre as especiarias:
Especiarias podiam ser uma flor, um fruto, uma
semente, uma casca de planta, secos e com forte aroma, como cravo, canela, noz-moscada,
canela, gengibre, sândalo, entre outras.
A descoberta de
um caminho marítimo para a Ásia intensificou os contatos entre os europeus e
alguns povos asiáticos. Ao conhecer essas sociedades, muitas vezes os europeus
se surpreendiam. Em 1510, os portugueses conquistaram a cidade de Goa, na costa
oeste da Índia, e aí instalaram uma feitoria (fortificação primitiva onde eram
armazenadas e comercializadas mercadorias). “Estamos convencidos de que somos
os homens mais astutos que se pode encontrar, e o povo aqui nos ultrapassa em
tudo […] Fazem melhores contas de memória do que nós, e parece que nos são
superiores em inúmeras coisas, exceto com a espada na mão, a que eles não
conseguem resistir.” Essa declaração demonstra o sentimento de superioridade
dos europeus sendo desfeito pela realidade que encontraram na Ásia do século
XVI. Naquela época, as sociedades asiáticas dominavam muito mais conhecimentos
e se organizavam de forma muito mais complexa do que os europeus imaginavam.
O livro do
viajante Marco Polo, nascido em Veneza, é um exemplo de fonte de informação, em
que relatava as viagens que fez pelo Oriente (incluindo a China), as riquezas,
as características e os costumes dos povos com que teve contato.
Marco Polo em uma de suas viagens. Observem o que ele
carregava em seu navio: novidades do Oriente.
Na época, acreditava- -se que a Terra era plana (semelhante ao
formato de um prato) e que os navios, quando chegavam ao fim do mundo (na linha
do horizonte), caíam em um abismo sem fim.
Apesar de muitas
lendas existentes, que geravam medo sobre o mar e o que era desconhecido,
alguns europeus o encaravam de forma destemida e otimista. Nos mares, estava a
oportunidade de encontrar novos mundos, instigando a aventura e a busca por uma
vida melhor.
“Navegar é preciso,
viver não é preciso” (Fernando Pessoa)
Imagem: Ilustração do livro de Edward
Grant, "Celestial Orbs in the Latin Middle Ages", Isis, Vol. 78, No.
2. (Jun., 1987), pp. 152-173. / Autor Desconhecido / Disponibilizado por
Fastfission / United States Public Domain.
AMÉRICA
O resultado das
Grandes Navegações foi o “descobrimento” de uma série de novos locais pelos
portugueses, como Açores e Madeira (ilhas atlânticas). Esse processo resultou
também na chegada dos europeus ao continente americano em 1492. Em 1500, os
portugueses chegaram ao Brasil e deram início à colonização da América
Portuguesa.
Atividade da semana do dia
11 ao dia 15 de maio
Após realizar a leitura
dos textos e assistir os vídeos, escreva na caixa de comentários no rodapé desta página a
seguinte atividade:
Explique quais eram os principais interesses dos europeus na África, Ásia e América, pontuando um interesse específico de cada continente.
ATENÇÃO:
Identifique-se com nome,
número e série antes de iniciar a atividade.
A caixa de comentários NÃO
ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) de texto digitado em bloco de notas,
word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários no rodapé desta
página!
____________________________________
(Semana do dia 4 a 8 de maio)
Olá pessoal, aqui está o link de
um vídeo e dois textos sobre os conteúdos já estudados em sala de aula nesse
início do 1º bimestre, para ajudar no processo de ensino aprendizagem.
Absolutismo
Monarquio, Formação dos Estados Nacionais e a Formação da Classe Burguesa
Texto 1: Burguesia
A classe burguesa
consiste num grupo social dominante dentro do sistema capitalista. Trata-se, na
prática, daquele grupo de pessoas que detém os bens de produção ou o
capital. Originalmente, o termo
burguesia está associado ao vocábulo “burgos”, como eram chamadas as pequenas
cidades que surgiram com o renascimento da atividade comercial no fim da Idade
Média. Dessa forma, a palavra burguesia
surge para denominar a classe social comerciante que ascendia com o
enfraquecimento do feudalismo. No entanto, é importante enfatizar que esta não
é uma classe social homogênea. A burguesia não é composta apenas pelos
proprietários dos meios de produção, como os donos de fábricas, por exemplo.
Essa classe social pode ser dividida em: alta burguesia (aquela que de fato
detém os meios de produção); média burguesia (comerciantes e profissionais
liberais); e pequena burguesia (pequenos comerciantes e artesãos). São esses
burgueses Qque ajudarão na volta do poder central do rei (absolutismo), e serão
esses mesmos que irão mais tarde questionar esse poder centralizado.
Características do
mercantilismo
Texto 2:
Características básicas do mercantilismo
O mercantilismo
variou de um país para outro, mas apresentou alguns princípios básicos. Vamos
ver quais foram eles?
Metalismo ou
Bulionismo: quanto mais ouro e prata uma nação possuísse, mais rica ela seria.
Por isso, muitos governos evitavam a saída de metais preciosos dos cofres do
Estado.
Balança comercial
favorável: princípio decorrente do metalismo. Na época, o dinheiro era feito de
outro e prata e para reter esses metais em um país era necessário exportar o
máximo e importar o mínimo, obtendo um saldo positivo na balança comercial.
Protecionismo:
incentivo ao comércio, à indústria e à marinha mercante nacionais, protegendo-os
da concorrência externa. Recomendava-se o aumento dos impostos sobre os
produtos estrangeiros a fim de torná-los mais caros do que os nacionais.
Estímulo às
manufaturas locais: ao aumentar a produção de bens manufaturados (tecidos e
ferramentas, por exemplo) os governos abasteciam o mercado interno, exportavam
mais e diminuíam as importações, o que rendia mais moedas para a Coroa.
Conquista de
colônias: as colônias deveriam comercializar apenas com as metrópoles.
Atividade da semana do dia 4 a 8 de maio.
Após a leitura dos textos e assistir o vídeo escreva na caixa de comentário abaixo um texto argumentativo (máximo de 300 caracteres) sobre o surgimento da classe burguesa no contexto da formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
ATENÇÃO:
Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar o texto argumentativo na caixa de comentários abaixo.
A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários! Não será enviado de outra forma! CUIDADO!
Absolutismo
Monarquio, Formação dos Estados Nacionais e a Formação da Classe Burguesa
Texto 1: Burguesia
A classe burguesa
consiste num grupo social dominante dentro do sistema capitalista. Trata-se, na
prática, daquele grupo de pessoas que detém os bens de produção ou o
capital. Originalmente, o termo
burguesia está associado ao vocábulo “burgos”, como eram chamadas as pequenas
cidades que surgiram com o renascimento da atividade comercial no fim da Idade
Média. Dessa forma, a palavra burguesia
surge para denominar a classe social comerciante que ascendia com o
enfraquecimento do feudalismo. No entanto, é importante enfatizar que esta não
é uma classe social homogênea. A burguesia não é composta apenas pelos
proprietários dos meios de produção, como os donos de fábricas, por exemplo.
Essa classe social pode ser dividida em: alta burguesia (aquela que de fato
detém os meios de produção); média burguesia (comerciantes e profissionais
liberais); e pequena burguesia (pequenos comerciantes e artesãos). São esses
burgueses Qque ajudarão na volta do poder central do rei (absolutismo), e serão
esses mesmos que irão mais tarde questionar esse poder centralizado.
Características do
mercantilismo
Texto 2:
Características básicas do mercantilismo
O mercantilismo
variou de um país para outro, mas apresentou alguns princípios básicos. Vamos
ver quais foram eles?
Metalismo ou
Bulionismo: quanto mais ouro e prata uma nação possuísse, mais rica ela seria.
Por isso, muitos governos evitavam a saída de metais preciosos dos cofres do
Estado.
Balança comercial
favorável: princípio decorrente do metalismo. Na época, o dinheiro era feito de
outro e prata e para reter esses metais em um país era necessário exportar o
máximo e importar o mínimo, obtendo um saldo positivo na balança comercial.
Protecionismo:
incentivo ao comércio, à indústria e à marinha mercante nacionais, protegendo-os
da concorrência externa. Recomendava-se o aumento dos impostos sobre os
produtos estrangeiros a fim de torná-los mais caros do que os nacionais.
Estímulo às
manufaturas locais: ao aumentar a produção de bens manufaturados (tecidos e
ferramentas, por exemplo) os governos abasteciam o mercado interno, exportavam
mais e diminuíam as importações, o que rendia mais moedas para a Coroa.
Conquista de
colônias: as colônias deveriam comercializar apenas com as metrópoles.
Atividade da semana do dia 4 a 8 de maio.
Após a leitura dos textos e assistir o vídeo escreva na caixa de comentário abaixo um texto argumentativo (máximo de 300 caracteres) sobre o surgimento da classe burguesa no contexto da formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
ATENÇÃO: Identifique-se com nome, número e série antes de iniciar o texto argumentativo na caixa de comentários abaixo.
A caixa de comentários NÃO ACEITA Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) texto digitado em bloco de notas, word, etc. Têm que DIGITAR DIRETAMENTE na caixa de comentários! Não será enviado de outra forma! CUIDADO!
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